Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MUNDIAL DE CLUBES

Fifa marca data para anunciar sede do novo Mundial de Clubes, a partir de 2021

China é a candidata mais forte para receber a primeira edição do novo modelo da competição, com 24 equipes

Gabriela Santos Publicado em 07/10/2019, às 18h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
No dia 27 de outubro, a Fifa anunciará a próxima casa do novo Mundial de Clubes - Getty Images
No dia 27 de outubro, a Fifa anunciará a próxima casa do novo Mundial de Clubes - Getty Images

A Fifa marcou a data para divulgar qual país será sede do novo modelo do Mundial de Clubes. A partir de 2021, o torneio contará com 24 equipes participantes.

No próximo dia 24 de outubro, a entidade anunciará qual país estreia o modelo inédito da competição. 14 vagas do novo formato já foram definidas: serão oito equipes da Europa e seis da América do Sul, mas os critérios de classificação ainda não foram anunciados.

A China é a favorita para ser a casa do Mundial. A primeira edição da competição entra no calendário Fifa para substituir a Copa das Confederações e o atual modelo do Mundial de Clubes.

Não há definição sobre a classificação para esse novo modelo, mas caberá às confederações continentais definiram como será. Conmebol e UEFA ainda não se manifestaram sobre como irão escolher.

Nada definido, há a possibilidade da confederação sul-americana escolher os quatro últimos campeões da Libertadores até a data competição (2017, 2018, 2019 e 2020) para ocupar parte das vagas. A tendência é que a Conmebol também defina as outras duas vagas por um torneio envolvendo os quatro últimos vencedores da Copa Sul-Americana, também no mesmo período. 

As duas últimas edições do atual modelo acontecerão no Catar, em 2019 e 2020, país sede da Copa do Mundo de 2022. 

Fifa define estádio não inaugurado para sediar a final do Mundial de Clubes, no Catar: 

No último dia 30,  a Fifa anunciou os estádios que receberão o Mundial de Clubes 2019, em Doha, capital do Catar. A novidade é que a entidade escolheu um estádio ainda não inaugurado para a grande final da competição, em 21 de dezembro. 

O Estádio da Cidade da Educação (Education City Stadium) será palco também da estreia do campeão da Champions League, Liverpool, na semifinal da competição, em 18 de dezembro, além de ser o local da disputa de terceiro lugar. O estádio tem capacidade para 40 mil torcedores.

Contudo, a inauguração oficial do estádio, que começou a ser construído em 2011, será em 2020. 

O Khalifa International Stadium e Jassim Bin Hamad são os outros dois estádios sede do Mundial. Também com lotação de até 40 mil pessoas, o primeiro receberá, no dia 17 de dezembro, a estreia do campeão da Libertadores e a disputa pelo quinto lugar. O Khalifa International está relacionado entre os estádios da Copa do Mundo de 2022. 

Já o Jassim Bin Hamad abre o torneio mundial, no dia 11 de dezembro, com a partida entre Al Sadd, campeão nacional do Catar, e o Hienghène Spor, campeão da Oceania, da Nova Caledônia. O vencedor deste confronto avança e enfrenta o Monterrey, do México. Ainda no mesmo estádio, os vencedores da África, do time Espérance, da Tunísia, iniciam na competição contra o vencedor da Champions Asiática. O local tem capacidade para receber 12 mil torcedores. 

A competição inicia no dia 11 de dezembro, com partidas previstas para as 11h do horário de Brasília, com a possibilidade de um time brasileiro participar, dependendo se Grêmio ou Flamengo vencerem a final da Libertadores. Os dois times se encaram nesta quarta-feira, 2, pela semifinal do campeonato continental.