Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / 32 CLUBES!

Fifa define número de vagas por continente para novo Mundial de Clubes

A Fifa definiu o número de vagas por continente para o novo formato do Mundial de Clubes, com 32 equipes, que será disputado no molde atualizado a partir de 2025

Redação Publicado em 14/02/2023, às 15h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fifa define número de vagas por continente para novo Mundial de Clubes - Getty Images
Fifa define número de vagas por continente para novo Mundial de Clubes - Getty Images

O Conselho técnico da Fifa, que está reunido em Ruanda, teve uma reunião importante nesta terça-feira, 14. Foi aprovado, de forma unânime, a alocação de vagas para a disputa do novo Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho de 2025. De acordo com a entidade, a decisão foi tomada em um conjunto de métricas e critérios objetivos.

Os clubes que são membros da AFC (Ásia), CAF (África) e Concacaf (América do Norte e Central) terão quatro vagas para poder entrar na disputa do Mundial. A Conmebol (América do Sul) terá direito a seis vagas, a confederação com mais oportunidades tirando a UEFA (Europa), que terá 12. A OFC (Oceania) terá um clube representante, além de uma equipe do país-sede.

Tratando da próxima edição do Mundial de Clubes, que ainda será disputada no formato atual com sete clubes, o conselho da Fifa já decidiu o país-sede da competição. Por unanimidade, a Arábia Saudita foi escolhida para sediar a competição que será realizada entre os dias 12 e 22 de dezembro deste ano.

Além disso, a entidade confirmou que os anfitriões da próxima Copa do Mundo, Estados Unidos, México e Canadá, já estão classificados para a disputa da competição, como já é tradicional. No entanto, como será a primeira vez que três países irão sediar o Mundial, ainda existiam algumas dúvidas quanto as vagas de países-sede.

Real Madrid foi o grande campeão do Mundial de Clubes 2023 (Crédito: Getty Images)
Real Madrid foi o grande campeão do Mundial de Clubes 2023 (Crédito: Getty Images)

Outros detalhes sobre as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 serão divulgadas posteriormente, segundo o que foi informado pela Fifa. Vale ressaltar que será o primeiro Mundial de seleções com o novo formato, colocando 48 equipes em disputa em vez das 32 que já eram habituais.