Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO

Fifa define como será sorteio da Copa do Mundo; confira!

Fifa divulgou nesta terça-feira, 22, quais serão os procedimentos adotados para a realização do sorteio dos grupos para a Copa do Mundo no Catar

Redação Publicado em 22/03/2022, às 14h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fifa expõe troféu da Copa do Mundo do Catar - GettyImages
Fifa expõe troféu da Copa do Mundo do Catar - GettyImages

A Fifa divulgou nesta terça-feira, 22, quais procedimentos vai adotar para realizar o sorteio dos grupos para a Copa do Mundo do Catar, tendo como referência o ranking de seleções que será publicado no dia 31 de março. O evento oficial está programado para acontecer no dia 1º de abril, em Doha, no Catar, a partir das 13h (horário de Brasília).

Assim, de acordo com as informações da entidade máxima do futebol mundial, 29 das 32 seleções participantes já poderão ser conhecidas até o dia do sorteio, sendo que 28 delas vão para os potes de 1 a 4 de acordo com o ranking. País-sede, o Catar fica na posição A1 do primeiro pote, que conta com ainda com as sete mais bem colocadas no ranking que já estão classificadas.

Canal - SportBuzz

No entanto, uma seleção em especial ainda está deixando seus torcedores ansiosos por uma vaga no torneio. Isso porque do atual Top 7 da Fifa, somente a Itália ainda não garantiu seu lugar na Copa do Mundo de 2022. Das demais desse ranking, Bélgica, Brasil, França, Argentina, Inglaterra e Espanha já carimbaram seus passaportes.

O Pote 2 vai contar com as seleções que estão entre as posições 8 e 15 da lista de classificadas, enquanto o Pote 3 terá aquelas entre o 16º e o 23º lugares, e o Pote 4 com os times entre a 24ª e 28ª posições. Vale lembrar que nesse último caso ainda restam três espaços para os dois vencedores dos playoffs intercontinentais e um vencedor dos playoffs da Europa.

Fifa define moldes do sorteio da Copa do Mundo
Fifa define moldes do sorteio da Copa do Mundo (Crédito: GettyImages)

Desse modo, os playoffs intercontinentais vão acontecer nos dias 13 e 14 de junho, no Catar. Nele, o representante da Ásia vai encarar o quinto colocado das Eliminatórias Sul-Americanas, enquanto o representante da confederação da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) pega o representante da seleção da Oceania.

É válido lembrar, inclusive, que seleções da mesma confederação são separadas dentro de cada um dos oito grupos da Copa do Mundo de 2022 no momento do sorteio, somente com a exceção das 13 europeias. Assim, cinco das oito chaves definidas para o torneio mais importante do mundo contarão com duas equipes da Uefa.