Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EXPULSO!

Ex-presidente da CONMEBOL é expulso do futebol!

Eugenio Figueredo foi expulso de forma vitalícia por casos de corrupção

Marcello Sapio Publicado em 02/10/2019, às 16h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eugenio Figueredo é expulso do Futebol por corrupção - Getty Images
Eugenio Figueredo é expulso do Futebol por corrupção - Getty Images

O cartola Eugenio Figueredo, que foi presidente da CONMEBOL, entidade que comanda o futebol sul-americano, e chegou a ser vice-presidente da FIFA, foi expulso do Futebol de forma vitalícia por corrupção.

O cumincado foi divulgado pelo site oficial da FIFA, no qual afirmam que Eugenio, que tem 87 anos, descumpriu o artigo 27 de seu Código de Ética, sobre suborno.

Ele é investigado por uma série de subronos que foram feitos entre o período de 2004 e 2015, na mesma investigação que prendeu o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.

Em 2015, ele foi preso na investigação da FBI sobre esquemas de corrupção vindos de cartolas da FIFA.

Veja o comunicado da FIFA na íntegra:

"A câmara adjudicatória do Comitê de Ética independente considerou Eugenio Figueredo, ex-vice-presidente e presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) e ex-membro de vários comitês da FIFA, culpado de suborno por violar o Código de Ética da FIFA.

O processo de investigação contra Figueredo se referiu a um esquema de suborno no período de 2004 a 2015 em relação ao seu papel na concessão de contratos a empresas pelos direitos de mídia e marketing dos concursos da CONMEBOL.

Na sua decisão, a câmara julgadora concluiu que o Sr. Figueredo havia violado o art. 27 (suborno) da edição de 2018 do Código de Ética da FIFA e, como resultado, o sancionou com a proibição vitalícia de participar de qualquer atividade relacionada ao futebol (administrativa, esportiva ou qualquer outra) em nível nacional e internacional . Além disso, foi aplicada uma multa no valor de 1.000.000 de francos suíços a Figueredo. A decisão foi notificada hoje a Figueredo, data em que a proibição entra em vigor."