Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / RELEMBRANDO!

Ex-dirigente do Grêmio relembra contratação de Dudu e diz que treinador do Cruzeiro foi fundamental para a chegada do atleta

Atacante jogou pelo clube durante o ano de 2014 e fez oito gols com a camisa tricolor

Lucas Miluzzi Publicado em 08/07/2020, às 19h44 - Atualizado às 20h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dudu entrou em campo 55 vezes com a camisa Grêmio e marcou oito gols - GettyImages
Dudu entrou em campo 55 vezes com a camisa Grêmio e marcou oito gols - GettyImages

A ascensão de Dudu no futebol brasileiro se deu em 2014, quando foi contratado pelo Grêmio, por empréstimo, junto ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Quem falou sobre a evolução do jogador alviverde foi Rui Costa, que na época era dirigente da equipe gaúcha e apontou quem foi o responsável por trazer o atleta para o Brasil. 

Segundo ele, Enderson Moreira, atualmente técnico do Cruzeiro, foi quem indicou a contratação do atacante. Na época, o profissional treinava o Grêmio e conhecia muito bem o futebol de Dudu, desde seu surgimento na Raposa, em 2010. 

"Tínhamos o nome dele em nossas observações, juntamente com vários atletas brasileiros que estavam no exterior, e, quando o Enderson Moreira citou o Dudu, já tínhamos amplo conhecimento das suas características e trajetória profissional. A partir desta sintonia, surgiu a oportunidade de buscarmos um atacante de profundidade, veloz e com muita qualidade técnica, perfil este muito bem representado pelo Dudu", explicou. 

Rui Costa ainda fez diversos elogios a qualidade técnica do atleta e completou: "Naquela época, não tínhamos ninguém no Brasil com a característica dele. Chegamos ao consenso de que ele seria muito importante para o Grêmio naquele momento, e a forma como conduzimos a negociação foi preponderantemente para que ele aceitasse vir para o clube"

O dirigente também relembrou da importância de Enderson Moreira e Felipão para o desenvolvimento de Dudu no futebol brasileiro. A temporada que passou no Grêmio foi fundamental para o seu amadurecimento e também para cravar seu nome como um dos principais jogadores em solo nacional. 

"Enderson foi um grande entusiasta e parceiro na vinda do Dudu e na sua readaptação ao futebol brasileiro, depois o Scolari foi importante também no aprimoramento do atleta, naquilo que hoje é sua principal característica", analisou. 

"Lembro que ele (Scolari) se dedicou muito a evoluir o Dudu no aspecto de finalização a gol e na busca da condição de artilheiro, o que se mostrou extremamente importante e decisivo na sua carreira. Foi assim que ele teve grande destaque no Grêmio e se transformou em um dos grandes protagonistas do futebol mundial no Palmeiras", disse.

Por fim ainda concluiu que o tempo foi essencial para a confirmação do que ele previa para Dudu quando surgiu no Cruzeiro. Segundo Rui Costa, o jogador está mais preparado para assumir maiores responsabilidades fora do país. 

"Em determinado momento da assinatura do contrato com o Grêmio, depois de termos conversado bastante, percebi que ele estava muito focado em ser protagonista no futebol brasileiro, o que se confirmaria , tanto no Grêmio como no Palmeiras. Foi com essa percepção muito clara que eu afirmei que ele teria. O tempo confirmou esta previsão, e eu percebo que ele deixa o país muito mais preparado e maduro do que quando voltou do exterior, inclusive em uma condição de ídolo", finalizou.


5 itens que todo torcedor do Grêmio vai desejar ter

1- Caneca Grêmio - https://amzn.to/2pIohRz

2- Bateria Portátil Grêmio - https://amzn.to/2J8kXpK

3- Sandália Domenicca Classic Grêmio - https://amzn.to/2P3W6Hs

4- Copo Chopp Grêmio - https://amzn.to/2oR9ft3

5- Fone de Ouvido Grêmio - https://amzn.to/35Va1We

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.