Sportbuzz
Testeira
Futebol / EUROCOPA!

Em jogo histórico, Espanha vence Croácia por 5 a 3 e avança na Eurocopa

Croácia reagiu e Espanha quase viu a classificação para as quartas da Eurocopa escapar

Redação Publicado em 28/06/2021, às 13h40 - Atualizado às 15h33

Jogadores da Espanha comemorando o gol diante da Croácia pela Eurocopa - GettyImages
Jogadores da Espanha comemorando o gol diante da Croácia pela Eurocopa - GettyImages

Na tarde desta segunda-feira, 28, Croácia e Espanha entraram em campo, em Copenhague, pelas oitavas de final da Eurocopa. A Croácia nunca venceu um jogo eliminatório da competição, e a Espanha buscava reencontrar o caminho das glórias. A Fúria mostrou sua força e, na prorrogação, conseguiu uma vitória por 5 a 3 e avançou no torneio.

Titular nas duas primeiras partidas, contra Inglaterra e República Tcheca, Ante Rebic esteve de volta ao time da Croácia na vaga de Ivan Perisic, vetado depois de testar positivo para o coronavírus.

Rebic tinha ficado no banco contra a Escócia, e entrou nos minutos finais, justamente no lugar de Perisic.

José Gayá no lugar de Jordi Alba e Ferrán Torres na vaga de Gerard Moreno foram as mudanças feitas pelo técnico Luis Enrique na Espanha.

O jogo

Primeiro tempo

Os primeiros minutos da partida foram marcados pela posse de bola da Seleção Espanhola, que ficou trocando passes na intermediária ofensiva, mas não conseguiu se lançar em direção ao gol adversário.

Aos 15 minutos, depois de a Espanha dominar as ações do jogo, Koke recebeu um ótimo passe de Pedri na área, e chutou de primeira, mas Livakovic salvou no minuto certeiro com os pés. A bola ainda bateu em Gvardiol no rebote, e saiu para escanteio.

A Croácia até tentou sair em contra-ataque, chegando até a área espanhola com Vlasic, mas a marcação espanhola apertou, e a seleção croata foi obrigada a recuar até o campo de defesa.

No lance seguinte, Ferrán Torres cruzou da direita na medida para Morata, que cabeceou na pequena área, mas a bola bateu em Vida e ficou com o goleiro Livakovic. Os jogadores espanhóis até pediram um toque na mão do zagueiro, mas o árbitro entendeu que o lance foi involuntário.

Porém, quem saiu na frente foi a Croácia, em um gol contra de Pedri!

O goleiro Unai Simón recebeu um recuo de Pedri lá do meio do campo, tentou dominar com o pé direito na grande área, mas apenas raspou na bola, que foi caprichosamente limpa até entrar no gol espanhol.

Mas logo se recuperando, aos 37 minutos, a Espanha empatou!

Gayá arriscou o chute cruzado, a bola bateu em Modric, e continuou com a Espanha dentro da área. Gayá recebeu de novo na esquerda e arriscou outro chute cruzado. Livakovic espalmou, e Sarabia pegou a sobra no meio da área para marcar.

Fim do primeiro tempo!

Segundo tempo

A volta do intervalo foi pegada, mas logo aos 11 minutos, a Espanha virou o jogo com Azpilicueta!

Ferrán Torres recebeu pela esquerda e cruzou na pequena área para Azpilicueta se antecipar a Gvardiol e cabecear firme para virar o jogo.

Logo após o gol, Kramaric foi lançado livre em contra-ataque e tentou o chute da entrada da área, mas Simón fez outra boa defesa. O lance foi posteriormente anulado por impedimento do croata.

Em seguida, a Espanha ampliou, mas não valeu. Morata desviou o chute cruzado ao lado da trave direita, e o gol foi anulado por impedimento.

Porém, aos 31 minutos, Ferrán Torres marcou, e garantiu mais um para a Espanha. Aproveitando a distração da Croácia, Ferrán Torres foi lançado livre pela direita na área, tirou Gvardiol no domínio e chutou cruzado, sem chance para Livakovic.
Já com 39 minutos, a Croácia marcou!
 
Modric fez uma ótima jogada pela direita, foi até a pequena área e cruzou fechado. Budimir chutou, Azpilicueta salvou em cima da linha, mas Orsic marcou no rebote, também na pequena área.
 
Azpilicueta até chegou a salvar novamente, mas o chip implantado na bola confirmou para o árbitro que ela ultrapassou a linha do gol.
Logo em seguida, mais um susto para a Espanha, que viu sua defesa se atrapalhando, Kramaric recebendo na entrada da área e chutando à direita do gol de Simón. Para a sorte da equipe, o lance foi anulado por impedimento.
 
Porém, alguns minutos depois de ficar no "quase", a Croácia empatou! Pasalic recebeu um ótimo cruzamento da esquerda e cabeceou sem marcação, no meio da área, sem chance para Simón.
 

PRORROGAÇÃO!

Depois de arrancar o empate nos minutos finais do segundo tempo, a Croácia conseguiu levar o jogo para a prorrogação. Os croatas foram para cima da Espanha no primeiro tempo do tempo complementar e criou duas oportunidads claras de gol, mas Unai Simón  fez grandes defesas. 

A melhor defesa delas saiu depois de uma grande jogada de Orsic, que achou Kramaric sozinho na área. O centroavante bateu de primeira e saiu para comemorar, porém Simón fez um milagre e frustrou os planos do centroavante da Croácia. 

Depois de 10 minutos com grande pressão dos croatas, a Espanha respondeu com categoria e construiu sua vitória e classificação para as quartas de final da Eurocopa. Sendo constantemente pressionada pela Croácia, a Fúria conseguiu chegar com perigo e fez o seu quarto gol com Morata. 

O atacante recebeu ótimo cruzmento de Dani Olmo, dominou na área e finalizou com força. Livakovic tentou pegar, mas a bom do centroavante não deu chances para o rival. 4 a 3 e Espanha na frente novamente. 

Em seguida, três minutos depois de marcar o quarto gol, a Seleção Espanhola chegou ao quinto. Em outra grande jogada de Dani Olmo, o jogador cruzou para Oyarzabal e o atacante dominou e finalizou com categoria para fazer 5 a 3 e garantir a Espanha nas quartas de final da Eurocopa. 

 E O SEGUNDO TEMPO?

Na segunda etapa da prorrogação, a Croácia tentou mais uma reação, mas os 15 minutos acabaram sendo pouco para uma nova reviravolta croata. A Espanha soube controlar bem os nervos, teve a posse de bola e conseguiu garantir a classificação da equipe nas Eurocopa. 

QUEM PASSOU? 

Com a vitória por 5 a 3, a Espanha avançou para as quartas de final da Eurocopa e vai enfrentar o vencedor do confronto entre França e Suíça. O jogo de quartas de final vai ocorrer sexta-feira, 2, às 13h (horário de Brasília), em São Petersburgo.


Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!