Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / NOVIDADE!

Equipes da Série A se reúnem e assinam documento para criar Liga que organizará o Brasileirão; saiba mais!

Das 20 equipes que disputam o Brasileirão na Série A, 19 assinaram o documento que já foi entregue à CBF

Redação Publicado em 16/06/2021, às 07h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Troféu do Brasileirão recebido pelos clubes da Série A - GettyImages
Troféu do Brasileirão recebido pelos clubes da Série A - GettyImages

Nesta terça-feira, 15, os clubes da Série A, que disputam o Brasileirão, pegaram todos de surpresa ao anunciar que 19 dos 20 assinaram um documento em que concordam fundar uma Liga especialmente para organizar o Campeonato Brasileiro.

Segundo informações disponibilizadas pelo site "Globo Esporte", o documento já foi entregue à CBF em uma reunião com os clubes na sede da entidade nesta terça. A ideia é já colocar essa Liga em prática no próximo ano.

De todas as equipes que disputam a Série A do Brasileirão, somente o Sport não assinou o documento, já que está sem presidente deste a manhã desta terça, quando MiltonBivar renunciou do cargo, e uma nova eleição ainda não foi marcada.

Apesar disso, o Sport divulgou uma nota em que afirma ser a favor da criação da Liga e que "oficializará sua adesão o mais breve possível".

Sobre o posicionamento da CBF sobre o assunto, horas depois da reunião, a entidade publicou um comunicado.

"A CBF informa que nesta terça-feira, 15, o Presidente Antônio Carlos Nunes, Vice-Presidentes, Secretário Geral e Diretores da entidade estiveram reunidos com os representantes dos clubes disputantes da Série A do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, os clubes apresentaram uma carta com solicitações coletivas, que serão objeto de análise interna por parte da CBF".

A publicação ainda informa que a articulação entre as equipes para a criação da Liga já vinha acontecendo há algumas semanas, mas que ganharam força com a suspensão de RogérioCaboclo da presidência da CBF depois da denúncia de assédio sexual.

Ainda, o encontro desta terça teve presentes o presidente interino Antonio Carlos Nunes, vice-presidentes e diretores da entidade. A conversa não abordou apenas a criação da Liga, mas ela se tornou prioritária pelos dirigentes dos clubes, que além disso querem maior participação em decisões tomadas pela confederação.

Confira na íntegra, a carta enviada dos clubes para a CBF:

"Por unanimidade dos presentes, 19 Clubes da Série A do Futebol Brasileiro – em razão de diversos acontecimentos que vêm se acumulando ao longo dos anos e que revelam um distanciamento total e absoluto entre os anseios dos clubes que dão suporte ao futebol profissional brasileiro e a forma como que é gerida a CBF – reunidos nesta data, decidiram adotar postulações e resoluções na forma abaixo elencada:

1. Requerer a imediata alteração estatutária que consagre uma maior participação dos Clubes nas decisões institucionais e na gestão da CBF, admitindo-se os clubes como filiados desta entidade;

2. Dentre os itens desta alteração estatutária, necessariamente deve ser incluída a votação igualitária nas eleições para escolha do Presidente e Vice-Presidentes da CBF, sendo certo que Federações e Clubes das Séries A e B terão seus votos contados de forma unitária e com o mesmo peso entre si;

3. Ainda no que se refere à alteração estatutária, inclui-se o fim dos requisitos mínimos para inscrição nas chapas concorrentes à eleição desta entidade, abolindo-se a necessidade de apoio de 8 (oito) federações e 5 (cinco) Clubes, permitindo-se o lançamento de chapas que tenham o apoio expresso de, ao menos, 13 eleitores independente de serem clubes ou federações;

4. Comunicar a decisão da criação imediata de uma Liga de futebol no Brasil, que será fundada com a maior brevidade possível e que passará a organizar e desenvolver economicamente o Campeonato Brasileiro de Futebol. Além dos Clubes signatários, os Clubes da Série B serão convidados a integrara a Liga.

Os clubes adotarão medidas efetivas para consumar a sua associação, para, de forma organizada, exercerem a administração do futebol brasileiro e do seu calendário."