Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CAMPEONATO PAULISTA!

Entenda os possíveis chaveamentos no mata-mata do Paulistão

O Paulistão já conta com o São Paulo na semifinal, mas os confrontos ainda não estão definidos e dependem de qual time passa e também da forma que vão passar

Gabriel Soria Publicado em 23/03/2022, às 12h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Campeonato Paulista chega à fase final - Getty Images
Campeonato Paulista chega à fase final - Getty Images

O Paulistão tem chegado perto da sua fase final e já conta com o São Paulo classificado para as semifinais depois de bater o São Bernardo no Estádio do Morumbi nesta terça-feira, 22. O Soberano tomou um susto e saiu atrás no placar, mas ainda assim conseguiu a virada e goleou a equipe do ABC Paulista por 4 a 1.

Já classificado, o Tricolor ainda não sabe quem ele pode enfrentar. Isso porque o regulamento do campeonato não conta com um chaveamento pré-definido, e que só se torna fixo a partir das semifinais. Diferente de campeonatos como a Libertadores, a Champions League e até a Copa do Mundo, as equipes que chegam às quartas contam com dois ou três possíveis adversários para a enfrentar na decisão da vaga para a final.

CANAL - SPORTBUZZ

COMO FUNCIONA?

Começando pela fase de grupos, as equipes são divididas em quatro grupos com quatro clubes, sendo que os considerados "grandes" nunca caem juntos. A primeira fase é dividida em 12 rodadas, onde os clubes que estão em um mesmo grupo não se enfrentam, apenas os dois primeiros que se classificarem para as quartas, se cruzam na primeira fase do mata-mata.

Os resultados das quartas de finais ainda contam pontos a serem somados à toda a pontuação que as equipes fizeram na primeira fase. Então se, por exemplo, o Corinthians terminou com 23 pontos, uma vitória o deixa com 26 pontos, mesmo já não estando mais na fase de grupos. Tal regra é válida para definir quais times se enfrentam na semifinal.

Campeonato Paulista chega à fase final
Palmeiras se destaca no Paulistão e segue invicto - Getty Images

Basicamente, o que tiver a maior pontuação somada entre fase de grupos e uma vitória — ou empate com classificação nos pênaltis — nas quartas de finais, enfrenta o clube que tiver a menor pontuação sob as mesmas condições. Por isso que não é possível definir os confrontos das semifinais antes de saber como as equipes se classificarão.

COMO ESTÁ ATUALMENTE?

Os confrontos das quartas de finais acontecem entre o primeiro e segundo colocados de cada grupo, com isso, se enfrentam: Palmeiras x Ituano, Corinthians x Guarani, São Paulo x São Bernardo e RB Bragantino x Santo André. O Tricolor paulista já se classificou e agora espera o resultado dos outros jogos para saber quem irá enfrentar.

Os possíveis adversários do São Paulo são: Corinthians, RB Bragantino, Ituano, Guarani ou Santo André. O Soberano só não pode enfrentar o Palmeiras porque o Verdão tem a melhor campanha da competição e, caso passe para a semifinal, enfrentará o time com a pior campanha. Como o São Paulo já chegou aos 26 pontos, apenas o Timão pode alcançar.

Basicamente, quem se classificar com a melhor pontuação geral enfrenta quem se classificar com a menor pontuação geral. Os clubes que restarem se enfrentam na outra semifinal. Além disso, quem tiver a melhor pontuação até a semifinal tem o direito de mando de campo em um possível jogo de volta na grande final.