Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MÚSICA

Elza Soares morre no mesmo dia que Garrincha; clubes lamentam

Cantora e compositora, Elza Soares morre no mesmo dia que Garrincha, com quem teve um relacionamento conturbado por quase 20 anos

Redação Publicado em 20/01/2022, às 18h02 - Atualizado às 18h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elza Soares morre no mesmo dia que Garrincha; clubes lamentam - GettyImages
Elza Soares morre no mesmo dia que Garrincha; clubes lamentam - GettyImages

A música brasileira se despediu de Elza Soares nesta quinta-feira, 20. A morte da cantora e compositora, de 91 anos, acontece no mesmo dia do falecimento de Garrincha, ídolo do Botafogo, com quem teve um relacionamento conturbado entre 1962 a 1982. O ex-jogador faleceu há 39 anos, no dia 20 de janeiro de 1983.

A morte de Elza foi anunciada por meio de suas redes sociais, em nota divulgada por sua assessoria de imprensa. “É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, informou a equipe da cantora.

“Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação”, acrescentou.

Em entrevista ao programa “Conversa Com Bial”, da TV Globo, em 2018, Elza se referiu a Garrincha como o “amor de sua vida”. Na mesma conversa, a “Cantora do Milênio” ainda comentou que o craque do Botafogo havia prometido a ela o título da Copa do Mundo de 1962 pela Seleção Brasileira.

Eu sonho muito com o Mané. O maior amor da minha vida foi ele”, disse a cantora. 

“Ele me prometeu e disse: 'Olha criola, essa Copa eu vou dar pra você, vou fazer gol pra você (...) Eu nunca gostei de ser mulher de fulano. Eu sou eu. Não era preciso ser mulher do Garrincha pra ser a Elza Soares. O Garrincha era marido da Elza Soares”, comentou Elza. 

Elza Soares canta no Maracanã, no Pan Americano de 2007
Elza Soares canta no Maracanã, no Pan Americano de 2007 (Crédito: GettyImages)

Relacionamento conturbado

Elza Soares e Garrincha viveram um relacionamento entre 1962 e 1982, e se conheceram meses antes da Copa de 62, durante um treino do Botafogo. Na época, o jogador era casado e a cantora namorava o músico Milton Banana. Eles se casaram em 1966 e tiveram um filho dez anos depois, o Manoel Francisco dos Santos Júnior (morto aos nove anos, após acidente de carro). 

Após 16 anos juntos, o relacionamento chegou ao fim após vários episódios de agressões físicas e verbais, traições e diversas crises de ciúmes por parte do ex-jogador. Elza abriu mão da pensão do ex-marido no processo de separação, mas entrou na justiça pela guarda do filho, na qual conseguiu uma decisão favorável. 

Clubes se manifestam

Botafogo: “O Botafogo lamenta a morte da cantora e compositora Elza Soares, ícone para a música popular brasileira, e ex-esposa de Mané Garrincha, ídolo alvinegro e maior jogador de todos os tempos. Por ironia do destino, ela nos deixa em um 20 de janeiro, mesmo dia que o craque se foi.

O Clube deseja força e conforto a todos os familiares e amigos envolvidos nesta perda irreparável. Mãos dadas.”

Flamengo: “O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente a morte da magnífica cantora Elza Soares. Rubro-negra de coração, ela nos deixa no mesmo dia em que o craque Garrincha, seu grande amor, se foi há 39 anos.

Que Deus conforte o coração dos familiares, fãs e amigos neste momento tão triste.”

Palmeiras: “Com pesar, recebemos a notícia do falecimento da cantora Elza Soares, ícone da música brasileira. Lamentamos profundamente e prestamos condolências aos familiares, amigos e fãs neste momento difícil.”

Corinthians: “Fiel, o Brasil perdeu hoje, aos 91 anos, Elza Soares, voz mais carismática de samba, blues, jazz, funk e eletrônico. Neste dia, há 39 anos, também morreu Garrincha. O Corinthians chora a memória dessa rainha da música brasileira e deseja força e paz aos seus fãs nesse dia triste.”