Sportbuzz
Testeira
Futebol / COPA DO MUNDO

Eliminatórias: veja os cenários da briga por uma vaga na Copa do Mundo

Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar ainda possuem algumas vagas que precisam ser preenchidas pelas seleções que ainda não se classificaram

Redação Publicado em 24/03/2022, às 09h05

Eliminatórias definem restante das vagas para a Copa do Mundo - GettyImages
Eliminatórias definem restante das vagas para a Copa do Mundo - GettyImages

As Eliminatórias para a Copa do Mundo estão chegando em sua reta final e as seleções garantidas para participar do maior torneio esportivo devem conhecer mais adversários nesta quinta-feira, 24. América do Sul, com Uruguai e Equador, e Ásia, com Japão e Arábia Saudita, vão definir mais vagas, enquanto a Concacaf vai conhecer seus primeiros classificados.

Assim, a América do Sul tem cinco jogos nesta semana, sendo quatro nesta quinta-feira e um na sexta-feira, 25. Nesse caso, faltam somente duas rodadas para o fim da disputa, com Brasil e Argentina já garantidos na Copa do Mundo. Seis seleções ainda buscam duas vagas diretas e uma na repescagem. O Equador fica com a vaga com um empate diante do Paraguai.

Canal - SportBuzz

O Uruguai também pode acabar confirmando seu lugar no Catar caso vença o Peru no estádio Centenário, e o Chile não supere o Brasil. Se de repente isso acontecer, a última rodada terá somente a disputa para ver quem fica com o quinto lugar e o direito de enfrentar uma seleção da Ásia na partida da repescagem.

Assim, Peru e Chile fazem com confrontos diretos com o Uruguai e ainda buscam uma das vagas diretas. A Colômbia, que não marca há seis rodadas, quer conseguir vencer para pelo menos ir para a repescagem. Já a Bolívia ainda sonha apesar de ter chances baixas de ficar com a quinta colocação.

Eliminatórias para a Copa do Mundo definem últimos classificados
Eliminatórias para a Copa do Mundo definem últimos classificados (Crédito: GettyImages)

 

Concacaf

O octogonal final das Eliminatórias do lado da Concacaf chegou em sua última rodada tripla com o Canadá estando muito perto de voltar à Copa do Mundo depois de 36 anos longe da principal competição esportiva. Para se ter uma ideia, a última e única participação do país aconteceu em 1986. 

Assim, o Canadá visita a Costa Rica, que hoje está na quinta posição. A classificação histórica pode acontecer com uma vitória ou até mesmo com um empate, desde que o Panamá não vença HondurasMéxico e Estados Unidos fazem o clássico da rodada, e o vencedor também pode confirmar um lugar no Catar, mas para isso o Panamá precisa perder para Honduras, e a Costa Rica não pode ganhar do Canadá.

No final de todos os confrontos das Eliminatórias, os três primeiros colocados do octogonal final da Concacaf garantem suas vagas diretas para a Copa do Mundo do Catar, enquanto o quarto lugar vai direto para a disputa da repescagem que acontece em junho e será diante do campeão da Oceania.

Ásia

As Eliminatórias da Ásia também chegam em suas duas últimas rodadas com Irã e Coreia do Sul já classificados, e Arábia Saudita e Japão muito perto da vaga. Os japoneses iniciam o dia com um confronto direto contra a Austrália. Caso saiam vencedores neste duelo, garantem a própria classificação e também a dos sauditas.

Dessa forma, os dois primeiros de cada chave vão para o Catar, enquanto os terceiros se encaram em um mata-mata de dois jogos que vai definir quem disputa a repescagem contra o quinto colocado da América do Sul. Neste momento, Emirados Árabes e Austrália estão na terceira posição de seus grupos.

África

Somente na próxima terça-feira, 29, que a África vai saber quem são os cinco representantes na Copa do Mundo. Para isso devem acontecer cinco confrontos de mata-mata, em jogos de ida e volta com as primeiras partidas acontecendo nesta sexta-feira, com o grande destaque ficando para a reedição da final da Copa Africana de Nações, entre Egito e Senegal

Europa

Os três últimos representantes da Europa começam a ser decididos nesta semana. São três chaves com quatro seleções em cada, e o País de Gales recebendo a Áustria em um confronto onde quem vencer vai pegar Escócia e Ucrânia, que só vão se enfrentar em junho. Beneficiada pela punição à Rússia, a Polônia espera por Suécia ou República Tcheca.

Os vencedores dos confrontos entre Itália x Macedônia do Norte e Portugal x Turquia, que acontecem nesta quinta finalizam a montagem da última chave das Eliminatórias da Europa. Já as partidas decisivas também vão acontecer na próxima terça, mas com exceção da chave que inclui a Seleção vinda da Ucrânia.

Oceania

Depois de dois anos esperando até poder voltar a ter futebol de seleções no continente, um pequeno torneio disputado no Catar vai indicar quem da Oceania vai ter o direito de disputar a repescagem contra um país das Américas Central e do Norte em junho. As seleções foram divididas em dois grupos, com os dois primeiros de cada chave passando para as semifinais e uma decisão posterior, com somente o campeão indo para a repescagem.

Confrontos

América do Sul

Quinta-feira, 24

  • Uruguai x Venezuela - 20h30 (horário de Brasília);
  • Colômbia x Bolívia - 20h30 (horário de Brasília)
  • Brasil x Chile - 20h30 (horário de Brasília);
  • Paraguai x Equador - 20h30 (horário de Brasília).

Sexta-feira, 25

  • Argentina x Venezuela - 20h30 (horário de Brasília)

Concacaf

Quinta-feira, 24

  • Jamaica x El Salvador - 20h05 (horário de Brasília);
  • Panamá x Honduras - 22h05 (horário de Brasília);
  • México x Estados Unidos - 23h00 (horário de Brasília);
  • Costa Rica x Canadá - 23h05 (horário de Brasília).

Ásia

Quinta-feira, 24

Grupo A

  • Coreia do Sul x Irã - 08h (horário de Brasília);
  • Líbano x Síria - 09h (horário de Brasília);
  • Iraque x Emirados Árabes - 14h (horário de Brasília)

Grupo B

  • Austrália x Japão - 06h10 (horário de Brasília);
  • Vietnã x Omã - 09h (horário de Brasília);
  • China x Arábia Saudita - 12h (horário de Brasília).

África

Sexta-feira, 25 (Jogos de ida)

  • RD Congo x Marrocos - 12h (horário de Brasília);
  • Camarões x Argélia - 14h (horário de Brasília);
  • Mali x Tunísia - 14h (horário de Brasília);
  • Egito x Senegal - 16h30 (horário de Brasília);
  • Gana x Nigéria - 16h30 (horário de Brasília).

Europa

Quinta-feira, 24

  • País de Gales x Áustria - 16h45 (horário de Brasília);
  • Suécia x República Tcheca - 16h45 (horário de Brasília);
  • Itália x Macedônia do Norte - 16h45 (horário de Brasília);
  • Portugal x Turquia - 16h45 (horário de Brasília).

Oceania

Quinta-feira, 24

Grupo A

  • Ilhas Salomão x Taiti - 11h (horário de Brasília)

Grupo B

  • Nova Zelândia x Nova Caledônia - 14h (horário de Brasília);
  • Ilhas Fiji x Papua Nova Guiné - 14h (horário de Brasília).

 

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!