Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / VALEU, DRACENA!

Edu Dracena confirma aposentadoria e fala: "Todo o esforço valeu a pena. Não foi uma decisão difícil"

O jogador de 38 anos passou por Santos, Corinthians, Palmeiras, além de clubes da Europa

Marcello Sapio Publicado em 04/12/2019, às 14h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Edu Dracena se aposenta aos 38 anos - Getty Images
Edu Dracena se aposenta aos 38 anos - Getty Images

O zagueiro Edu Dracena oficializou a sua aposentadoria como jogador de futebol neta quarta-feira, 4.

O anúncio foi feito em uma coletiva na Academia de Futebol, o CT do Palmeiras. Porém, já havia rumores de que Dracena penduraria as chuteiras ao final desta temporada, juntamente ao final de contrato com o Palmeiras.

Pelo time alviverde, Dracena conquistou dois títulos brasileiros em 4 anos. Ele disputou 127 jogos e fez 3 gols.

Edu ainda fez parte de times que conquistaram títulos importantes, como 0 Cruzeiro de 2003, Santos de 2011 e o Corinthians de 2015.

Além disso, passou pela Europa, jogando na Grécia, pelo Olympiakos, e pela Turquia, no Fenerbahçe.

"Eu não vou me aposentar, apenas vou parar de jogar. A partir do dia 8 de dezembro, à noite, vou virar ex-atleta de futebol, mas não vou deixar o futebol de lado", disse o jogador

Dracena disse sobre as pessoas em que o ajudaram na carreira: "Quero deixar o agradecimento a todos os presidentes, dirigentes, funcionários e jogadores. Passa na cabeça todos os momentos que passei, foram mais momentos felizes do que tristes. Todos os lugares que passei fui super bem tratado e respeitado"

Ele falou sobre os filhos dele e amlição que quer passar: "Tudo isso eu quero passar para os meus filhos, para formar o caráter deles como seres humanos. Eu olho para trás e vejo que todo o esforço valeu a pena. Você que se põe um próprio limite e tem que sonhar alto"

Dracena falou também sobre a possibilidade de jogar na próxima quinta, 5, no Brinco de Ouro, mesmo estádio onde ele morou quando estava na base do Guarani: "Vou sair do mesmo jeito que entrei a 25 anos atrás: De cabeça erguida. É onde tudo começou a 25 anos atrás, parece que foi traçado, mas claro que não será meu último jogo. Não sei se vou jogar. Mas de estar lá é uma gratidão enorme, tanto pelo Guarani, que me deu a base, que me revelou e à Belo Horizonte, ao Cruzeiro, que abriu as portas do mundo para mim e ganhamos a tríplice coroa"

Perguntado se poderia fala ro melhor momento na ccarreira, Edu falou: "Seria injusto citar um ou dois momentos da minha carreira. Quando perguntavam para mim o título mais importante da minha carreira, eu sempre dizia que era o próximo. Sempre priorizei o coletivo ao individual, acho que é por isso que levantei algumas taças"

Edu ainda citou sobre os planos para o futuro: "Não sei o que vou fazer. Vou ficar dezembro e janeiro de folga e veremos se recebo algum convite, até porque estarei desempregado e preciso pagar as contas. Não recebi nada, estou focado até domingo. Depois, vou passar o tempo com a minha família. Quero estar no meio do futebol. "

Apesar de ele falar que quer continuar no futebol, Dracena comentou sobre qual cargo ele pensa em exercer: "Não tenho nenhum norte sobre o que vou fazer, mas tenho que primeiro acabar a etapa como jogador. Só depois do dia 8 eu vejo o que vai aparecer, o que vai me seduzir para trabalhar. Tenho que ver as propostas que vão chegar e analisar o que vai ser melhor"

"As palavras que eu posso usar para descrever esses últimos dias é gratidão e alegria porque deu certo e todo o esforço valeu a pena. Não foi uma decisão difícil, tomei-a de cabeça fria e meu ciclo como jogador se encerra", disse Edu Dracena

Em um momento da coletiva, Zé Roberto, que é o atual Gerente de Futebol do Palmeiras, interrompeu a entrevista e fez um discurso emocionado sobre a carreira do Edu Dracena.

Ele parabenizou pela carreira e falou sobre a família do zagueiro. No final, Zé Roberto disse: "Sua carreira, Edu, não foi grande. É grande"

Edu Dracena estará na partida contra o Goiás, na quinta-feira, 5. O jogo será realizado no Brinco de Ouro, em Campinas, às 19h15 e marcará a despedida do zagueiro diante da torcida.


5 itens que os palmeirenses não podem deixar de ter

1- Bíblia do Palmeirense - https://amzn.to/2MzBC84

2- Caneca Trigger Palmeiras - https://amzn.to/31ylx6D

3- Luminária LED Palmeiras - https://amzn.to/2W1PZFc

4- Almofada de Pipoca - https://amzn.to/2J9irzz

5- Chaveiro Palmeiras - https://amzn.to/2P6JYFD

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.