Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / VISH!

E agora, Cruzeiro e Atlético-MG? Campeonato Mineiro pode ser paralisado novamente; entenda

Órgãos públicos entendem que só deve ocorrer a realização da competição em caso de melhora da pandemia

Redação Publicado em 09/04/2021, às 17h24 - Atualizado às 18h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores de Cruzeiro e Atlético Mineiro em ação - GettyImages
Jogadores de Cruzeiro e Atlético Mineiro em ação - GettyImages

Depois de ficar cerca de 10 dias paralisado, o Campeonato Mineiro retornou recentemente e pode voltar com sua paralisação nas próximas horas. Isso porque, os Ministérios Públicos do Trabalho, Federal e do estado de Mina, a Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública de Minas Gerais aconselharam a Federação Mineira de Futebol a parar com o torneio.

Existe uma grande preocupação das partes envolvidas com alta do número de casos de Covid-19 e consequentemente com o agravamento da pandemia do coronavírus. Os órgãos também ameaçaram ir a Justiça, caso a FMF não acate ao pedido realizado por eles. 

A Federação Mineira de Futebol ainda não se posicionou sobre o tema e a rodada deste final de semana ainda está mantida. Vale ressaltar que, neste domingo, 11, Cruzeiro e Atlético Mineiro fazem o primeiro clássico da temporada e o confronto é um dos mais esperados da competição. 

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA ! 

"Belo Horizonte - Os Ministérios Públicos do Trabalho (MPT/MG), Federal (MPF/MG) e do estado de Minas (MPMG) e a Defensoria Pública da União (DPU) expediram, na tarde desta quinta-feira, 8, recomendação conjunta à Federação Mineira de Futebol (FMF) e à Secretaria de Saúde do Governo de Minas Gerais, para que sejam suspensas as partidas de qualquer campeonato de futebol, "seja nacional, regional, estadual ou local; feminino ou masculino; profissional ou das categorias de base e intermediárias".

No documento, as instituições recomendam que os jogos de competições nacionais, regionais ou estaduais só devem ser retomados quando a situação epidemiológica permitir.

A recomendação foi expedida em razão dos níveis alarmantes de disseminação da Covid-19 nas últimas semanas, que provocaram um aumento da média móvel de mortes diárias pela doença e levaram à decretação de medidas restritivas às atividades não essenciais em diversos estados brasileiros.

No documento os signatários citam dados divulgados pela imprensa registrando 320 casos de Covid-19 entre atletas e equipes técnicas durante a Série A do Campeonato Brasileiro de 2020, bem como sucessivos surtos nos clubes de futebol ao longo do campeonato que indicam "insuficiência dos protocolos e medidas adotas pela CBF e pelas Federações para evitar o contágio dos profissionais envolvidos na competição.

O descumprimento das medidas recomendadas poderá implicar na adoção de providências administrativas e judiciais contra os responsáveis que se mantiverem inertes em relação à situação apresentada na recomendação".