Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL

Do grupo da morte às finais: o Borussia Dortmund na Champions League

O Borussia Dortmund busca a sua segunda taça na história da Champions League diante do maior conquistador da mesma, o Real Madrid; relembre o caminho

Borussia Dortmund vai à final da Champions com o Real Madrid - Getty Images
Borussia Dortmund vai à final da Champions com o Real Madrid - Getty Images

Neste final de semana, Borussia Dortmund e Real Madrid decidem a Champions League 2023/2024. A grande final será disputada neste sábado, dia 1º de junho, no Wembley, em Londres. Embora o clube espanhol não seja uma grande surpresa no torneio, os alemães certamente estragaram algumas apostas.

Isso porque, ainda no início da competição, o Borussia havia caído no denominado “grupo da morte”, que incluía PSG, Milan e Newcastle. Apenas os Auri-negros e os Bleus haviam avançado para o mata-mata, sendo que o elenco de Edin Terzic foi o primeiro a garantir a vaga nas eliminatórias, com 11 pontos (três vitórias, dois empates e uma derrota).

Nas oitavas, o Borussia Dortmund passou pelo PSV com tranquilidade. Mesmo empatando por 1 a 1 no jogo fora de casa, os alemães decidiram no Signal Iduna Park ao triunfarem com o placar de 2 a 0. Já nas quartas, a vida não foi tão fácil para os atuais finalistas, que lidaram com a primeira (e única, até então) derrota no mata-mata.

O Atlético de Madrid levou a melhor sobre o Borussia em 2 a 1 na capital espanhola, e as projeções do público já inclinavam para uma eliminação. Porém, o BVB virou o agregado ao bater os Colchoneros em 4 a 2 (5 a 4 no total) e chegou com força nas semifinais.

PSG que o diga. Os Bleus, que compartilharam o mesmo grupo com o Dortmund na primeira fase, voltaram a encontrar a equipe nas eliminatórias. Mbappé não teve direito de se despedir de seu – agora - ex-clube com uma Champions: o elenco francês deu adeus após uma derrota fora de casa e outra dentro, ambas com o placar de 1 a 0.

Dessa maneira, o Borussia conta com a sintonia de seus jogadores em campo, bem como a sua sólida defesa, para fazer frente ao grande conquistador da ‘orelhuda’. Os alemães tentam obter a sua segunda taça pelo torneio europeu, enquanto o Real Madrid mira o 15º troféu da Liga.