Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ÍDOLO

Diego Maradona completa 60 anos: confira a trajetória do ídolo do futebol argentino

Ex-jogador é considerado um dos maiores craques da história do futebol

Redação Publicado em 30/10/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maradona comemora aniversário! - Getty Images
Maradona comemora aniversário! - Getty Images

O lendário jogador argentino Diego Armando Maradona Franco completa 60  anos nesta sexta-feira, 30!

Considerado um dos maiores jogadores da história do futebol, o polêmico atacante colecionou momentos de glória em sua carreira como atleta e, mais tarde, resolveu se arriscar na beira do gramado como treinador de futebol. Natural de Lanús, Argentina, Maradona começou sua carreira como atleta no Argentinos Juniors, onde deu seus primeiros chutes ainda na base do clube.

Diego chegou ao Boca Juniors em 1981 e permaneceu por um ano na equipe. Por lá, venceu o Campeonato Argentino no ano em que foi contratado pelo clube. Na temporada seguinte, se transferiu ao gigante Barcelona. Foi adquirido como uma grande estrela, mas o entorno do jogador não permitiu que mostrasse todo seu talento. Mesmo assim, teve algumas atuações de destaque pelo clube espanhol. Decidiu a final da Copa do Rei contra o Real Madrid, em 1983, sendo aplaudido de pé pela torcida rival.

Maradona (Crédito: Getty Images)

Em 1984, Maradona foi contratado pelo pequeno Napoli, da Itália. O argentino chegou ao clube como uma verdadeira explosão e elevou o patamar do time ao extremo. Conquistou dois Campeonatos Italianos, uma Copa da Itália e uma Copa da UEFA. O Napoli foi o clube onde o atacante mais se destacou. Depois da importante passagem pela equipe italiana, Maradona não conseguiu ter mais nenhuma boa sequência nos clubes em que passou.

Pela seleção argentina, disputou quatro Copas do Mundo. A primeira aconteceu em 1982. A segunda foi em 1986, onde sagrou-se campeão do mundo após o famoso episódio de “La Mano de Diós”, nas quartas de final, contra a Inglaterra. Em 1990, a Argentina perdeu a final para a Alemanha Ocidental. Este jogo foi bastante discutido por conta da arbitragem da partida. Ao final do jogo, o ex-atleta afirmou que a Copa havia sido armada pela FIFA e acabou pegando um gancho de 15 meses da entidade. Voltou a atuar pela seleção apenas em 1993.

Como treinador, o argentino não teve, nem de perto, o mesmo desempenho que conseguiu ter dentro das quatro linhas. Iniciou no modesto Textil Mandiyú, time argentino da cidade de Corrientes e passou também pelo Racing. Já em 2008, chegou ao comando da seleção de seu país e trabalhou com o time de Messi na Copa do Mundo de 2010. Nove anos depois, foi contratado pelo Gimnasia y Esgrima, da Argentina, para ser o treinador da equipe, onde está até os dias de hoje.

Em sua vida pessoal, Maradona coleciona histórias que prejudicaram sua carreira. O problema com as drogas afetou a vida do craque por muito tempo. O argentino foi casado com Cláudia Villafañe até o ano de 2003. Com a ex-mulher, ele teve duas filhas, Dalma e Gianinna. Teve mais três herdeiros de outros relacionamentos, Diego Sinagra, Jana e Dieguito Fernando.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.