Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / RACISMO NÃO!

'Deixei de ser goleiro para ser o jogador que foi chamado de macaco', desabafa Aranha

Programa 'Estação Livre', da TV Cultura, debate sobre ações de racismo dentro do esporte e o ex-goleiro Aranha é um dos convidados

Redação Publicado em 10/06/2021, às 13h57 - Atualizado às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aranha foi vítima de racismo na partida entre Santos e Grêmio em 2014 - Getty Images
Aranha foi vítima de racismo na partida entre Santos e Grêmio em 2014 - Getty Images

Nesta sexta-feira, 11, o programa ‘Estação Livre’, da TV Cultura, recebe o ex-goleiro Aranha, jogador com passagens por Santos, Palmeiras, Atlético-MG e Ponte Preta, para falar sobre racismo no esporte. O programa inédito, apresentado por Cris Guterres, também abordará o preconceito dento do universo do futebol feminino.

Mário Lúcio Duarte Costa, mais conhecido como Aranha, foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Paulista de 2008. Começou a treinar em uma escolinha de futebol em sua cidade natal, Pouso Alegre, em Minas Gerais. No programa, o ex-goleiro faz um duro desabafo:

"Eu praticamente deixei de ser goleiro para ser o jogador que foi chamado de macaco", afirmou o ex-jogador.

Aranha foi vítima de insultos racistas durante a partida entre Santos e Grêmio pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil de 2014. Na ocasião, o jogador, que atuava pelo Santos, escutou os xingamentos vindo da torcida gremista que estava disposta atrás de seu gol. O fato foi pauta no mundo todo e marcou a carreira do goleiro para sempre.

Para falar sobre a discriminação racial nos diferentes esportes populares do Brasil, Cris Guterres também conversará com o professor Adilson Moreira, doutor em Direito Constitucional, que conta com um histórico acadêmico que sempre foi voltado para a garantia dos Direitos Humanos e estudos antidiscriminatórios.

"O objetivo fundamental da narrativa da democracia racial é impedir o estabelecimento de qualquer tipo de conexão entre a opressão negra e o privilégio branco", diz Adilson.

A primeira reportagem do programa falará sobre Rogério Clementino, primeiro negro a integrar uma equipe brasileira de hipismo e participar no Adestramento na história das Olimpíadas. O ‘Estação Livre” vai ao ar na sexta-feira, 10 de junho, às 22h.