Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PARABÉNS PARA VOCÊ!

De Rei do Rio a Rei da América, Renato Gaúcho completa 58 anos; confira as principais conquistas do profissional!

Considerado um dos maiores nomes do futebol, no Brasil, o astro despontou como jogador e treinador

Pedro Ungheria Publicado em 09/09/2020, às 12h06 - Atualizado às 12h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio - GettyImages
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio - GettyImages

Nesta quarta-feira 9, um dos maiores ícones do futebol brasileiro completa mais um ano de idade! Em Guaporé, no dia 9 de setembro de 1962, nascia Renato Portaluppi, que anos depois ficou conhecido mundialmente como Renato Gaúcho.

Dono de uma carreira prestigiosa no universo futebolístico, sua relação com o esporte começou logo cedo, em 1982, quando jogou pelo Grêmio, durante cinco anos. Depois disso, como jogador, teve passagens por Flamengo, Roma (ITA), Botafogo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Fluminense e Bangu. Ao todo, foram 17 anos de carreira, com um total de 489 partidas disputadas e 196 gols.

Considerado um dos maiores ponta-direta dos anos 1990, Renato chegou a receber a alcunha de ‘Rei do Rio’, afinal, foi um dos pilares em todos os clubes que passou no Rio de Janeiro.

Depois disso, nos anos 2000, ele passou a se dedicar a vida de treinador, onde também colecionou muitas conquistas. Principalmente pelo Grêmio, onde entrou para a história ao vencer a Libertadores da América tanto como jogador, quanto como comandante.

Renato Gaúcho, treinador do Grêmio (GettyImages)

No Brasil, até 2016 ele passou por diversas equipes, tanto do Rio de Janeiro, quanto do Norte e Sul do País. Porém, atualmente, aos 58 anos, Renato segue no comando do Grêmio, clube que está em sua terceira passagem, sendo esta a mais duradoura e gloriosa.

Neste retorno ao time gaúcho, ele venceu Copa do Brasil, Campeonato Gaúcho e Libertadores da América, comandando grandes elencos, que contaram com nomes de expressividade como Arthur, Luan, Pedro Geromel, Kannemann, Léo Moura e outros jogadores renomados no Brasil.

Nas redes sociais, muitos torcedores fizeram questão de comemorar o dia de aniversário de Renato, com isso, nós do SportBuzz, além de desejar as felicidades, separamos as mensagens mais divertidas que o comandante gremista recebeu neste dia tão especial!


5 itens que todo torcedor do Grêmio vai desejar ter

1- Caneca Grêmio - https://amzn.to/2pIohRz

2- Bateria Portátil Grêmio - https://amzn.to/2J8kXpK

3- Sandália Domenicca Classic Grêmio - https://amzn.to/2P3W6Hs

4- Copo Chopp Grêmio - https://amzn.to/2oR9ft3

5- Fone de Ouvido Grêmio - https://amzn.to/35Va1We

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.