Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EITA!

De protagonista no Vasco a joia no Chelsea: conheça Andrey Santos

Andrey Santos foi protagonista no Vasco durante a temporada de 2022 e se tornou alvo do Chelsea, que vai pagar 220 milhões de reais; saiba mais

Redação Publicado em 22/12/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Andrey Santos: conheça a joia do Vasco, que vai reforçar o Chelsea - Daniel Ramalho/Vasco
Andrey Santos: conheça a joia do Vasco, que vai reforçar o Chelsea - Daniel Ramalho/Vasco

Andrey Santos é um dos grandes destaques do Vasco e vai se transferir para o Chelsea. O clube inglês irá pagar pelo atleta de apenas 18 anos cerca de 220 milhões de reais e a quantia milionária chamou a atenção de todos os fãs de futebol. O alto valor que será pago pelos ingleses é fruto de uma observação que estava sendo realizada desde os primeiros passos do jovem como jogador de futebol. 

Nascido no dia três de maio de 2004, Andrey Santos é definitivamente uma cria do Vasco. Sem ter jogado em qualquer outra equipe do Brasil, o carioca de 18 anos possui todas as suas raízes no Cruzmaltino. Identificado com o clube, o jovem rapidamente se tornou um 'queridinho' dos torcedores antes mesmo de fazer a sua estreia como profissional. 

A sua primeira partida como profissional aconteceu no dia seis de março de 2021 numa partida contra o Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca. Na oportunidade, ele tinha apenas 16 anos e a equipe vascaína ganhou por 1 a 0 e o jogador atuou durante cinco minutos. No mesmo ano, ele ainda jogaria mais uma partida, só que na Série B do Brasileirão, na derrota contra o Londrina. 

Mas Andrey Santos foi ganhar destaque de verdade durante a temporada de 2022. O volante iniciou o ano como a maior aposta do Vasco, mas o clube teve alguns cuidados antes de colocá-lo no time profissional. O meio-campista ainda jogou a Copinha e participou pouco da campanha do Cruzmaltino no Campeonato Carioca. No entanto, a sua grande ascensão veio na série B. 

Andrey Santos
Andrey Santos é um dos grandes destaques do Vasco e possui o Chelsea como destino na Europa (Crédito: Daniel Ramalho/Vasco)

Com o início complicado na segunda divisão, o Vasco apostou nos seus jovens e Andrey Santos deu início ao seu protagonismo. Ele virou titular e se tornou uma peça importante para conseguir o acesso para a primeira divisão. Dos 38 jogos, o volante participou de 33 partidas, marcou oito gols e se consagrou como uma peça importante e uma referência para torcida. 

Todas essas conquistas com 18 anos de idade chamaram a atenção do Chelsea e também de outros clubes como Manchester City e Newcastle. Durante o ano de 2022, por sinal, o Barcelona também monitorou a situação de Andrey Santos, mas as negociações não avançaram, pois o Vasco acreditava que poderia negociá-lo por uma quantia ainda maior. 

O interesse de clubes europeus no meio-campista é antigo. Andrey Santos, por ter passagens pela Seleção Brasileira de base, sempre despertou o interesse de gigantes europeus, que acompanharam o seu crescimento no Vasco. Porém, ele optou por completar uma temporada em São Januário antes de se transferir para a Europa.