Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COMPLICOU!

De novo? Punição da Fifa impede que Cruzeiro registre novos jogadores; entenda!

Clube mineiro segue lidando com fortes consequências das dívidas deixadas pelos antigos mandatários

Pedro Ungheria Publicado em 02/09/2020, às 13h23 - Atualizado às 14h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Torcida do Cruzeiro - GettyImages
Torcida do Cruzeiro - GettyImages

Tudo parecia estar caminhando em mares calmos para o Cruzeiro! Por mais que algumas complicações decorrentes de dívidas deixadas pelos antigos mandatários estivessem assombrando a atual diretoria, os projetos apresentados estavam tentando sanar, aos poucos, os valores em aberto.

Porém, na tarde desta quarta-feira, 2, a Rádio Itatiaia publicou uma notícia que veio como um ‘banho de água fria’ para os amantes da Raposa.

Ao que tudo indica, a Fifa teria penalizado o clube mineiro de novo. Desta vez, o motivo é a dívida da negociação que trouxe o atacante Willian do Zorya, na Ucrânia, em meados de 2014.

De acordo com os valores que estão a ver, o Cruzeiro estaria proibido de registrar novos jogadores daqui em diante, até que o cenário seja revertido.

Segundo o Cruzeiro, ambas as partes teriam entrado em um acordo para a quitação da dívida, que ficou avaliada em torno de um milhão de euros, mas, até então, a Fifa não teria homologado o processo em questão.

Elenco do Cruzeiro (Bruno Haddad)

Em nota oficial, o clube de Minas Gerais solicitou uma contestação, afinal, havia resolvido a questão e não estava esperando uma punição por conta de um assunto que já estava encaminhado para o seu fim.

Em maio, o Cruzeiro já havia sofrido uma dura sanção da Fifa. O clube foi condenado a iniciar a Série B do Campeonato Brasileiro com, seis pontos a menos, devido ao não cumprimento da ordem de pagamento referente à dívida com o Al Wahda, pelo empréstimo de seis meses do volante Denilson.

Nota oficial do Cruzeiro

"O Cruzeiro Esporte Clube confirma que recebeu um contato da Fifa sinalizando que o FC Zorya contesta acordo firmado entre os clubes, anunciado oficialmente no mês passado, envolvendo a dívida de 1.159.786,31 euros, vencida em 20 de agosto de 2020.

Diante da contestação do FC Zorya, a Fifa aplicou a sanção de transfer ban (impossibilidade de registro de novos jogadores), o que é lamentado e contestado pelo Cruzeiro Esporte Clube, já que o acordo celebrado entre as partes, se fez mediante canais oficiais previstos pela Fifa para tanto.

Na véspera da data de vencimento da dívida, o FC Zorya notificou o Cruzeiro, por meio de seu e-mail oficial, cadastrado no Fifa/TMS, informando que realizou uma cessão do crédito específico ao Alik Football Management, da Estônia. Desta forma, o Cruzeiro negociou o parcelamento do débito diretamente com o Alik, mas, para se resguardar, exigiu que o FC Zorya fizesse parte do acordo como terceiro interessado, e informou que faria o pagamento somente após sua homologação pela Fifa.

No trâmite, além do selo de autenticação e assinatura do representante do FC Zorya em todos os documentos, nos quais o mesmo atesta, num primeiro momento, a cessão do crédito para o Alik, e, num segundo momento, o termo de formalização do acordo, é importante destacar que a comunicação entre os todos os envolvidos sempre se deu por meio dos canais oficiais estabelecidos pelo sistema Fifa/TMS, que é extremamente rigoroso com o acesso, cadastramento e processos dos seus e-mails.

Sendo assim, diante da manifestação do FC Zorya, a contestação do Cruzeiro se baseia em duas variáveis: ou o sistema da Fifa apresentou algum tipo de falha, o que é pouco provável, ou o clube ucraniano está contradizendo os documentos que seu próprio representante validou e assinou, documentos estes disponíveis em anexo à esta nota.

Por esta razão, na noite de ontem, 1º de setembro de 2020, o Cruzeiro enviou manifestação formal à Fifa, esclarecendo o ocorrido e exigindo a reconsideração da pena por ora imposta. O Clube reitera que em todos os momentos e processos agiu com absoluta clareza, boa fé e dentro da legalidade, confiando que a comunicação feita por meio dos canais oficiais da Fifa, com todos os envolvidos em cópia, inclusive o advogado do FC Zorya, são válidas."


5 itens que todo torcedor do Cruzeiro precisa ter

1- Almanaque do cruzeiro - https://amzn.to/2MZbr9J

2- Caneca Gel Cruzeiro Escudo - https://amzn.to/32FNYBe

3- Camisa Umbro Cruzeiro Oficial 1 2019 - https://amzn.to/2W7ZAKM

4- Conjunto 4 Copos Dose Olé - Cruzeiro Escudos - https://amzn.to/2W6hAFd

5- Boné Aba Reta Cruzeiro - https://amzn.to/33PPcK2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.