Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / O QUE VEM AÍ?

De cara nova? Veja a história de todos os escudos da Inter de Milão até hoje

A empresa que comanda o clube italiano fará uma reformulação na identidade visual do time e o escudo será modernizado

Marcello Sapio Publicado em 21/01/2021, às 16h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Relembre todos os escudos da Inter de Milão em sua história - Getty Images
Relembre todos os escudos da Inter de Milão em sua história - Getty Images

O ano de 2021 começou conturbado para os fãs da tradicionalíssima Inter de Milão.

O clube, que teve como jogadores Ronaldo, Vampeta, Adriano Imperador, Lúcio, Roberto Carlos, Júlio César, entre vários outros, anunciou que passará por um processo de modernização de sua identidade.

Essa decisão foi tomada pela empresa chinesa Sunning, que é dona da Inter desde 2016, visando deixar o time mais "comercial" e atrair o público mais jovem.

Uma das inspirações seria em um dos maiores rivais: A Juventus. O time de Turim modernizou o seu escudo e, mesmo com a rejeição inicial, o novo emblema, minimalista, caiu nas graças dos fãs em todo o mundo.

Provável novo escudo da Inter de Milão que circula nas redes sociais (Reprodução)

Porém, não é só a identidade visual que será alterada. O nome do time também passará por uma leve reformulação. De "Internazionale Milano" como é conhecida, passará a ter o apelido de "Inter Milano".

Em termos oficiais, o nome dos nerazzuri continuará FC Internazionale Milano, mas mudará o jeito que ela se apresentará nas transmissões.

Por conta disso, o SportBuzz decidiu trazer um pouco da história por trás dos escudos que a Inter teve em sua história (e não foram poucos!).

A HISTÓRIA POR TRÁS DE CADA ESCUDO DA INTER DE MILÃO!

Arte com todos os escudos da Inter de Milão em sua história (Divulgação DAZN)

A Inter de Milão surgiu em 1908 e o famoso brasão, com todas as suas iniciais fora elaborado por Giorgio Muggiani, pintor e sócio-fundador do time.

Ele também definiu as cores e há duas histórias sobre a definição dos Nerazzuri. A primeira é que Giorgio só tinha as cores azul e preta em sua paleta. Já a outra é de que as cores foram escolhidas para fazer oposição ao rival local, o Milan (que fora fundado em 1899).

GOVERNO MUSSOLINI

O período em que o ditador fascista Mussolini esteve à frente da Itália fez com que a Inter passasse por mudanças até no nome: De Inter de Milão foi para Ambrosiana.

O segundo escudo, de 1928, trazia a cobra e a cruz vermelha, que é a bandeira da cidade de Milão. Porém, esse escudo não vingou e logo no ano seguinte mudou para um escudo com mais formas e cores.

Em 1931, eles mudaram o nome do time para Ambrosiana Inter, o que lhe rendeu outra troca de escudo, além do implemento da "Assoziacione Sportiva".

VOLTA DA INTER

Com a queda de Mussolini e do fascismo no país, o, então, Ambrosiana Inter voltou a ser apenas Internazionale, com a volta do escudo pintado pelo sócio-fundador, em 1945.

Porém, em 1960, a Inter mudou drasticamente, com um escudo mais moderno, tendo as listras azuis e pretas e, do lado, a cobra e uma bola com os dizeres "1908", o ano de sua fundação.

Só que esse novo escudo não foi nada aceito, o que forçou o clube a formular uma nova arte.

Em 1961, desenvolveram em forma elíptica, bastante similar ao de times como Milan, Bologna e até o antigo escudo da Juventus. Só que também não agradou e voltaram (de novo) para o logo primário.

Entre algumas adaptações, a mudança mais expressiva aconteceu em 1978, quando tentaram modernizar o brasão, em formato de escudo, com uma cobra, duas faixas transversais nas cores do time, além da estrela.

ATUALIZAÇÕES E ADAPTAÇÕES

Esse emblema "diferentão" durou por 10 anos, até que decidiram por voltar ao emblema feito em 1908.

Desde então, a Inter fez várias alterações sutis em seu escudo, mantendo a base original. A mais significativa foi em 1998, quando acrescentou um arco a mais e os dizeres "inter" e "1908".

Em 2007, eles decidiram retirar esse arco e voltar apenas com o brasão, tendo uma leve alteração em 2014.

E aí, qual escudo você mais gostou?