Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL SPORTBUZZ!

Cruzeiro na Série A, será que dá? Relembre outros grandes que 'bateram e voltaram' na Série B

Raposa se recuperou na competição depois da chegada de Felipão, mas o tão sonhado acesso será mais complicado

Izabella Macedo Publicado em 16/12/2020, às 15h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cruzeiro na Série A, será que dá? Relembre outros grandes que 'bateram e voltaram' na Série B - Gustavo Aleixo / Cruzeiro / Fotos Públicas
Cruzeiro na Série A, será que dá? Relembre outros grandes que 'bateram e voltaram' na Série B - Gustavo Aleixo / Cruzeiro / Fotos Públicas

Desde que Luiz Felipe Scolari assumiu o comando técnico do Cruzeiro, em outubro deste ano, o treinador não só mostrou o seu impressionante potencial de remontar uma equipe que só vinha perdendo, como também devolveu a confiança aos jogadores que não estavam mais tão confiantes assim com o acesso à Série A.

Com uma boa sequência de vitórias, o torcedor já começou a pensar que voltar para a elite do futebol brasileiro era algo sim possível, e já para a próxima temporada. 

Porém, com isso vem a incerteza, afinal, a Raposa ficou tantas rodadas no Z-4, será que dá tempo de subir ainda esse ano?

Diante disso, o SportBuzz detalha para o torcedor Cruzeirense as chances de conseguir o acesso para a Série A ainda nesta temporada e também relembra outros grandes que ficaram mais um pouquinho na segunda divisão nacional. Confira:

Os números para o Cruzeiro

Cruzeiro terá semana decisiva para saber se volta ou não à elite do futebol brasileiro (Crédito: Gustavo Aleixo / Cruzeiro / Fotos Públicas)

Durante a competição, especialmente depois da chegada de Felipão, a Raposa não só se viu cada vez mais distante do Z-4, como também viu suas chances de queda para a Série C chegarem a quase zero.

Falando em números, segundo dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro tem apenas 0,22% de chances de rebaixamento. 

Porém, mesmo com as chances do acesso crescendo rodada após rodada, a possibilidade de subir continua pequena, com apenas 10,7%. 

Atualmente, a Raposa ocupa o 11º lugar da Série B, com 38 pontos, sete atrás do Sampaio Corrêa, primeiro time no G-4, e nove na frente do Paraná, primeira equipe no Z-4.

Mesmo que a distância para o G-4 seja relativamente pequena, o acesso segue sendo difícil se pegarmos por base os números matematicamente.

Segundo a UFMG, para garantir uma vaga na Série A, um time precisa alcançar 68 pontos. Fazendo 64 pontos, a chance de subir é de 99,7%.

No entanto, o ponto é o seguinte: Para alcançar os 68 pontos necessários, o Cruzeiro precisa vencer todos os seus 10 jogos restantes na Série B. 

Para fazer 64 pontos, a Raposa só poderia perder quatro dos 30 pontos que ainda disputará no torneio.

Semana decisiva

A caminhada do Cruzeiro para esse feito teve início nesta segunda-feira, 14, onde o time terá que encarar uma sequência de oito jogos seguidos em confronto direto.

Até aqui, a Raposa vem com um ótimo aproveitamento, sendo que conquistou sete pontos em nove pontos disputados, venceu o Brasil-RS e o Vitória, além de ter empatado com o CRB. 

São mais cinco jogos seguidos, agora, com equipes das quais o time de Luiz Felipe Scolari pode tirar pontos para chegar ao G-4.

Nesta nova sequência, o Cruzeiro vai enfrentar times que estão à sua frente. Além de conquistar pontos e subir na tabela, a Raposa pode ainda impedir que os rivais somem pontos na reta decisiva da competição. Combinação ideal para quem busca uma reação histórica.

Dessa forma, os jogos são contra o CSA (quinto com 44 pontos, no Independência), Avaí (sétimo com 40, em Florianópolis), Ponte Preta (nona com 40, em Campinas), Cuiabá (sexto com 44, no Independência) e Sampaio Corrêa (quarto com 45, no Independência).

Mantendo o bom aproveitamento com Felipão, o time conquistaria 10 pontos na sequência, o que o faria chegar aos 48 pontos, número que acaba com o risco de rebaixamento e deixa sonhar ainda com a volta à Série A.

Porém, a pontuação ainda é baixa para buscar o acesso, faltando cinco rodadas, mas manteria o sonho vivo na reta final.

Aqueles que bateram e voltaram

Fluminense foi o único time grande que foi rebaixado e não voltou logo em seguida (Crédito: GettyImages)

Caso todas as estatísticas estejam contra o Cruzeiro, esta não será a primeira vez que um time grande que caiu para a Série B vai precisar passar mais algum tempinho na segunda divisão nacional.

No Brasil, o Fluminense já amargou, em meio a inúmeras polêmicas, o sabor de ser rebaixado e não conseguir o acesso imediato, tendo caído, inclusive, para a Série C. 

Mas, no resto do mundo, a situação já aconteceu com clubes como Chelsea, Liverpool, Borussia Dortmund, Atlético de Madri ou Racing.

Entre os brasileiros, o Fluminense foi o único grande a cair e não retornar em seguida. 

Em 1996, o time caiu pela primeira vez, mas não jogou a Série B após o "Caso Ivens Mendes", escândalo de manipulação de resultados. Em 1997, porém, a equipe Tricolor voltou a ser rebaixada, desta vez, para valer.

A Série B de 1998 acabou sendo trágica para o clube carioca, que terminou sendo rebaixado para a terceira divisão.

Acontece que, depois de dois anos longe da elite, o Flu conseguiu subir diretamente para a elite em 2000, após uma nova polêmica fora de campo que criou a Copa João Havelange.

Quem já caiu?

O Cruzeiro caiu para a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez em 2019 (Crédito: GettyImages)

Algumas das maiores e mais ricas torcidas do Brasil já tiveram que lidar com o sabor amargo de ver o seu time na segunda divisão. Essa situação é complicada tanto para torcedores, como para o clube, que passa por situações financeiras complicadas nesse período.

No Brasil, apenas Flamengo, Santos e São Paulo nunca chegaram até a Série B, mas em compensação, alguns adversários já estiveram por lá mais de uma vez.

Cruzeiro - 2019

Internacional - 2016

Vasco - 2015

Botafogo - 2014

Vasco - 2013

Palmeiras - 2012

Vasco - 2008

Corinthians - 2007

Atlético-MG - 2005

Grêmio - 2004

Botafogo - 2002

Palmeiras - 2002

Fluminense - 1997

Grêmio - 1991