Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CRUZEIRO

Cruzeiro: Jogadores não se reapresentam na Toca da Raposa

Após comunicado de greve, elenco do time profissional não comparece para atividade depois de empate com Botafogo

Redação Publicado em 14/10/2021, às 16h53 - Atualizado às 16h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cruzeiro: Jogadores não se reapresentam na Toca da Raposa - Bruno Haddad/Cruzeiro/Flickr
Cruzeiro: Jogadores não se reapresentam na Toca da Raposa - Bruno Haddad/Cruzeiro/Flickr

O elenco do time principal do Cruzeiro não se reapresentou na Toca da Raposa nesta quinta-feira, 14. Os jogadores, que estavam de folga após o empate com o Botafogo, teriam treino no CT nesta tarde, mas confirmaram a greve divulgada em comunicado e não compareceram para a atividade. A informação foi divulgada pelo “Globo Esporte”.

De acordo com a publicação, apenas Wellington Nem, Flávio, Marcinho e Henrique, que estão em tratamento no Departamento Médico, estiveram no CT nesta manhã.

Na última quarta-feira, os atletas do clube celeste emitiram uma nota informando que iriam paralisar os treinamentos por conta do atraso no pagamento de salários. No comunicado divulgado em conjunto, os jogadores do time mineiro afirmaram que até seis meses de salários chegaram a ficar atrasados neste ano. O elenco chamou a situação de “desgastante e angustiante” por chegar até a divulgação de uma nota, que se fez necessária pela falta de resposta do Cruzeiro.

Ainda segundo o “Globo Esporte”, os jogadores afirmaram que a rotina de treinamentos será retomada só quando os salários dos funcionários forem pagos.

Jogadores confirmam paralisação dos treinos por conta de salários atrasados

O goleiro Fábio usou as redes sociais nesta quarta-feira, 13, para confirmar que os jogadores do time principal do Cruzeiro vão paralisar os treinos em função do atraso no pagamento de salários. De acordo com o elenco, a paralisação também é uma forma de apoio “aos colaboradores que amam o clube e estão desamparados”, sendo auxiliados pelos próprios jogadores.

Os jogadores cobraram o cumprimento das obrigações “no prazo mais breve possível” por parte do clube, e destacaram que não falta empenho dentro de campo.

Segundo o “GE”, o clube quitou parcialmente a folha referente ao mês de setembro, mas ainda existem vencimentos em aberto com os atletas. Além das férias, 13º salário e FGTS, o clube ainda não acertou as duas últimas folhas salariais.

O próximo compromisso do Cruzeiro na Série B do Campeonato Brasileiro será no dia 22 de outubro, para enfrentar o Avaí, na Ressacada, pela 31ª rodada. O time mineiro é o 11º colocado, com 39 pontos.

Confira a nota dos jogadores na íntegra

“Carta à Nação Azul.

Nós, ATLETAS PROFISSIONAIS DO CRUZEIRO ESPORTE CLUBE, viemos por meio desta carta publicamente informar e esclarecer a todos e principalmente à Nação Cruzeirense, o que abaixo segue:

Confessamos que é desgastante e angustiante escrever essa carta para alcançarmos direitos, em razão das insustentáveis condições. Não iremos nos calar, por esse motivo, estamos aqui para dar voz, principalmente aos funcionários que têm sofrido com a atual situação.

Informamos que diante dos reiterados atrasos salariais neste ano de 2021, onde chegou ao ponto insustentável de termos até 6 (seis) meses de atrasos, o que demonstra a precária situação financeira a que estão expostos todos os funcionários, que atualmente estão sendo socorridos pelo auxílio/ajuda financeira dos atletas profissionais para manutenção das necessidades básicas de sobrevivência.

Salientamos que a delicada situação é praticamente impensável para um clube da grandeza e tradição do Cruzeiro Esporte Clube. Até o presente momento, atletas e funcionários do Cruzeiro Esporte Clube (Toca I e Toca II) estão com os salários atrasados.

Entre o elenco profissional e funcionários com contrato de trabalho vigente há também pendências financeiras referentes ao ano de 2020. Informamos que a presente carta se fez necessária pela absoluta ausência de uma efetiva resposta quanto ao pagamento dos salários atrasados.

Contudo, neste ato ressaltamos que, todas as dificuldades financeiras impostas pela delicada situação, não faltou e nem faltará empenho para o cumprimento dos contratos de trabalho por atletas profissionais e funcionários, que jamais deixaram e/ou deixarão de honrar a tradicional camisa deste gigantesco clube.

Informamos à gestão do Cruzeiro Esporte Clube que estaremos aguardando o cumprimento das obrigações no prazo mais breve possível, sendo lamentável ver o sofrimento dos colaboradores que dedicam seus dias a manter essa centenária e vitoriosa instituição.

Faremos a paralisação dos treinamentos em voz a todos os colaboradores que amam o Clube e estão desamparados.

Infelizmente, ficou intolerável e injustificável a forma como atletas e funcionários estão sendo geridos. Não aceitaremos essa negligência que tem afetado famílias que dedicam seu tempo, seu suor, seu esforço para cuidar, zelar, servir essa instituição tão amada Cruzeiro Esporte Clube.
Avante, Cruzeiro. Você é gigante.

Belo Horizonte, 13 de Outubro de 2021.”