Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / AÇÃO NECESSÁRIA!

Corinthians protesta nas redes sociais contra violência e fake news

Corinthians irá promover ‘apagão’ em suas redes sociais durante o próximo final de semana como forma de protesto contra violência e fake News

Redação Publicado em 22/04/2022, às 15h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Corinthians protesta nas redes sociais contra violência e fake news - Getty Images
Corinthians protesta nas redes sociais contra violência e fake news - Getty Images

Nesta sexta-feira, 22, o Corinthians utilizou seu site oficial para divulgar uma nota informando que não fará nenhuma publicação em nenhuma rede social do clube e qualquer outro tipo de ação social entre as 10h desta sexta-feira e as 10h da próxima segunda-feira (25), como forma de protesto contra a violência, a disseminação de ódio e as fake news no futebol.

O Corinthianstomou como ponto de partida para a realização da campanha duas situações que envolveram o clube alvinegro nas últimas semanas: as ameaças feitas por torcedores a jogadores e dirigentes após a derrota para o Always Ready, da Bolívia, pela Libertadores e a acusação de racismo após dois torcedores menores de idade terem sido barrados na entrada da Neo Química Arena, portanto ingressos falsos.

CANAL - SPORTBUZZ: 

“Esta medida visa a conscientizar a fiel torcida e a sociedade em geral a respeito do discurso de ódio, tornando o debate do futebol especialmente tóxico e chegando ao extremo do risco físico e trauma psicológico para os profissionais do esporte - atletas ou não - e suas famílias”, escreveu o clube.

Assim, não haverá nenhum tipo de publicação nas redes sociais oficiais do Corinthians sobre o Dérbi Paulista, contra o Palmeiras, que acontecerá no próximo sábado, 23, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Além disso, todas as redes sociais do clube estão com a mesma foto: um fundo preto e a hashtag ‘Futebol Sem Ódio’.

Corinthians faz campanha contra violência e fake news
Corinthians faz campanha contra violência e fake news - Corinthians/ Divulgação

“Não podemos mais permanecer imóveis diante de um contexto que ameaça todos os clubes e jogadores. É preciso que a sociedade reflita sobre qual futebol quer para si, para suas famílias, para o presente e para o futuro”, afirmou Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians.

Confira a nota completa na íntegra:

"O Sport Club Corinthians Paulista entra nesta sexta-feira (22) em uma das causas mais importantes de seus mais de 111 anos de história. O clube do Parque São Jorge vai se posicionar contra o clima de violência no ambiente do futebol e a disseminação do ódio e das fake news nas redes sociais por meio de um apagão de comunicação. Nenhuma postagem será feita pelas redes sociais do clube e nenhuma ação de comunicação será realizada entre as 10h desta sexta-feira (22) e as 10h da próxima segunda-feira (25).

Esta medida visa a conscientizar a fiel torcida e a sociedade em geral a respeito do discurso de ódio, tornando o debate do futebol especialmente tóxico e chegando ao extremo do risco físico e trauma psicológico para os profissionais do esporte - atletas ou não - e suas famílias.

Além disso, não deixamos de notar que há quem aproveite o estado de permanente indignação para monetizar a repercussão de fake news, seja nas redes sociais ou em parte da imprensa tradicional, como se viu na semana passada, quando a operação de nosso estádio foi acusada de racismo ao cumprir a lei e barrar dois menores desacompanhados que tentavam entrar para assistir a uma partida apresentando ingressos inválidos.

“Não podemos mais permanecer imóveis diante de um contexto que ameaça todos os clubes e jogadores. É preciso que a sociedade reflita sobre qual futebol quer para si, para suas famílias, para o presente e para o futuro”, afirma Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians.

Recentemente, os jogadores Cássio, Gil, Willian e Paulinho e seus familiares foram expostos a ameaças feitas por torcedores, fato que se repetiu em outros clubes. Esse ódio também se estende a dirigentes, árbitros e jornalistas, o que mostra a urgência de abordar o tema e enfrentar a situação de forma efetiva e abrangente.

Esta primeira medida do Corinthians será seguida por outras que envolverão todas as diretorias e todo o ecossistema do clube, de forma que imprensa, influenciadores, usuários e empresas de redes sociais também se engajem no necessário debate por um ambiente saudável para a prática, a vivência e a paixão pelo futebol profissional, dentro do espírito esportivo e democrático que guia o Corinthians desde sua fundação.

Atenciosamente,

Sport Club Corinthians Paulista."