Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / NOVO MANTO

Corinthians lança uniforme em homenagem à Democracia Corinthiana

A nova camisa principal do Corinthians estreia na partida contra o Cruzeiro, válida pelo Brasileirão, no domingo, 16; confira detalhes do manto alvinegro!

Redação Publicado em 13/04/2023, às 12h28 - Atualizado às 12h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Novos uniformes do Corinthians em homenagem à Democracia Corinthiana - Divulgação/Nike
Novos uniformes do Corinthians em homenagem à Democracia Corinthiana - Divulgação/Nike

A década de 1980 foi inesquecível no Parque São Jorge: em 1983, o Corinthians comemorou o Bicampeonato Paulista. Além da conquista esportiva, o título foi a coroação do movimento que ficou conhecido como Democracia Corinthiana, um revolucionário modelo de gestão para o futebol, um exemplo para um país que sonhava com a democracia e a liberdade de expressão.

Nesse sistema, o voto de jogadores, comissão técnica e dirigentes tinha peso igual na hora de discutir assuntos como regime de concentração e esquemas táticos. Para relembrar este importante movimento, o Corinthians e a Nike apresentam a nova coleção em celebração à Democracia Corinthiana. Duílio Monteiro Alves, presidente do Timão, se pronunciou sobre a homenagem histórica.

"A FIEL se orgulha em ter na nossa história um momento tão marcante como a Democracia Corinthiana. A luta por direitos está no nosso DNA, assim como a participação ativa em causas relevantes, sempre a favor do povo. Afinal, somos o Time do Povo. A Democracia Corinthiana foi um movimento inovador e nos inspiramos em momentos assim para realizar uma gestão moderna, pensando sempre no torcedor", destacou o dirigente.

“É uma homenagem merecida a um grande capítulo da nossa história”. Inteiramente branca, a camisa principal faz referência àquela utilizada no início dos anos 80. Na parte de trás, na altura da nuca, está eternizado o icônico logo da Democracia Corinthiana. O swoosh (logomarca da Nike), em preto, recebe o contorno na cor vermelha, ao lado do escudo do clube. O short totalmente preto completa o uniforme.

Detalhes do novo uniforme do Corinthians
Detalhes do novo uniforme do Corinthians (Créditos: Divulgação/Nike)

Na cor preta, o segundo uniforme traz de volta as listras verticais clássicas brancas da cintura até o ombro, com as mangas lisas, design que é mantido nas costas da peça. Na parte de trás, na altura da nuca, está o logo da Democracia Corinthiana. O contorno em vermelho ao redor no swoosh (logomarca da Nike) aparece ao lado do escudo do clube. A coleção ainda apresenta a opção de shorts brancos, com meiões inteiramente pretos.

“A Democracia Corinthiana representa um movimento revolucionário para o futebol brasileiro, transcende gerações, está no DNA e é o espírito do que é ser Corinthians. É importante para a Nike retratar esse movimento nos novos uniformes para reforçar a importância da Democracia Corinthiana para os torcedores mais jovens”, ressalta Gustavo Viana, Diretor de Marketing da Fisia, Distribuidora Oficial da Nike no Brasil.

SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

A sustentabilidade é parte central de todos os uniformes criados pela Nike. Por isso, desde 2010, todos os kits são fabricados com poliéster feito de fibra de garrafas plásticas. As garrafas são higienizadas, fragmentadas em flocos e então convertidas em microplásticos que são derretidos e transformados em fios de alta qualidade. Este processo garante um desempenho máximo para a performance em campo e menor impacto no meio ambiente.