Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / VEXAME!

Corinthians eliminado na Sul-Americana: relembre os vexames alvinegros em competições internacionais

O Corinthians foi goleado pelo Peñarol na quarta rodada da fase de grupos e não tem mais chances de classificação

Redação Publicado em 14/05/2021, às 10h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Peñarol goleia Corinthians e tira todas as chances de classificação do Timão - Getty Images
Peñarol goleia Corinthians e tira todas as chances de classificação do Timão - Getty Images

Na última quinta-feira, 13, o Corinthians foi até o Uruguai enfrentar o Peñarol pela quarta rodada da fase de grupos e ainda com chances de classificação na Copa Sul-Americana. Na competição, apenas os primeiros colocados de cada grupo se classificam, o que dificultaria a missão do Timão, mas ainda assim, era possível.

A equipe paulista foi a campo com quatro pontos somados em três jogos para enfrentar o clube uruguaio que estava, e ainda está, invicto na competição. O treinador Vagner Mancini optou por uma escalação diferente em relação à da goleada aplicada sobre a Inter de Limeira, nas quartas de final do Campeonato Paulista, no dia 11.

A mudança da escalação surtiu efeito negativo contra o bom time do Peñarol, e o Corinthians foi simplesmente atropelado. O sonoro 4x0 foi outra pancada no torcedor corintiano que escolheu sempre acreditar na equipe e teve que ver aqueles que representam o clube caindo "por opção" e protagonizando outro vexame internacional na equipe.

Relembre os vexames do Timão em competições continentais

1. Primeira queda na Pré Libertadores

Em 2010, o Corinthians terminou o Campeonato Brasileiro em terceiro lugar e em com uma boa campanha. Na época, apenas os dois primeiros colocados eram classificados diretamente para a Libertadores, assim como o vencedor da Copa do Brasil.

Com isso, Corinthians e Grêmio foram disputar a Pré Libertadores em 2011, para tentar a vaga na fase de grupos. O Imortal enfrentou o Liverpool-URU e se classificou após empatar o primeiro jogo em 2x2 e vencer o segundo por 3x1.

Já o Timão enfrentou o Tolima. Empatou o primeiro jogo, dentro de casa, em 0x0, e perdeu o segundo na Colômbia por 2x0. Com isso, se sagrou o primeiro time brasileiro na história a ser eliminado na fase inicial da competição.

2. Segunda queda na Pré Libertadores

Mais recentemente, após terminar o Brasileirão de 2019 na oitava colocação, o Corinthians foi novamente para a Pré Libertadores e enfrentou o Guarani, do Paraguai, time que o eliminou nas oitavas de finais, da própria Libertadores, em 2015. 

O primeiro jogo contra os paraguaios foi em Assunção e o Guarani venceu por 1x0. No jogo de volta, o Corinthians venceu por 2x1, mas não conseguiu se classificar por conta do gol marcado fora de casa pelos adversários.

Guarani após eliminar o Corinthians em 2015 na Pré Libertadores - Getty Images

3. Queda na semifinal da Sul-Americana

Em 2019, o Timão teve até uma boa campanha na Copa Sul-Americana, mas não conseguiu passar do Independiente del Valle. A equipe equatoriana, até então, nunca tinha conquistado nenhum título e, após bater o Corinthians, chegou à final e se sagrou o grande campeão.

A decepção do lado corintiano é a derrota para uma equipe sem tradição e em um confronto em que a equipe paulista era favorita.

4. Queda precoce na Sul-Americana em 2021

O vexame, desta vez, veio ainda mais forte. Na primeira temporada com fase de grupos na Copa Sul-Americana, o Corinthians caiu em um grupo que, o confronto mais complicado era contra o próprio Peñarol. 

O que prejudicou o Timão foi o empate logo na primeira rodada, contra o River Plate do Paraguai. A equipe última colocada do Campeonato Paraguaio surpreendeu e acabou levando o empate em 0x0. Depois veio a vitória que deu esperança, contra o Sport Huancayo.

Contudo, a derrota dentro de casa por 2x0 contra o Peñarol complicou a situação da equipe e, na rodada seguinte, a goleada contra os uruguaios por 4x0 confirmou a eliminação na competição.

Penãrol comemorando gol contra o Corinthians - Getty Images