Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO

Copa do Mundo: confira as 32 seleções classificadas para o torneio

Copa do Mundo já conta com todas as seleções participantes classificadas depois das última definições nos confrontos da repescagem das Eliminatórias

Redação Publicado em 14/06/2022, às 17h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Troféu da Copa do Mundo - GettyImages
Troféu da Copa do Mundo - GettyImages

A Copa do Mundo conheceu nesta semana todas as 32 seleções classificadas para a disputa da competição no final do ano. A última vaga do principal torneio de futebol do mundo ficou com a Costa Rica, que venceu a Nova Zelândia na repescagem do Mundial, proporcionando para nós a definição de todos os grupos do torneio.

O Mundial no Catar vai acontecer entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, e vai contar com: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Camarões, Canadá, Catar, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Gana, Holanda e Inglaterra.

Canal - SportBuzz

Além desses, Irã,Japão, Marrocos, México, País de Gales, Polônia, Portugal, Senegal, Sérvia, Suíça, Tunísia e Uruguai também já carimbaram seus passaportes para estarem presentes na Copa do Mundo 2022 ao final do ano. Agora, confira como foi a caminhada de cada uma das seleções até a conquista da importante vaga no Mundial.

Classificados

Catar: como seleção anfitriã, sua vaga já estava mais do que certa; Alemanha: classificada por ser a líder do Grupo J das eliminatórias europeias, assim como a Dinamarca, líder do Grupo F. Brasil: com uma campanha bastante consistente e confiante, a Seleção Brasileira terminou na quarta posição das eliminatórias Sul-Americanas e garantiu mais uma participação no torneio.

Copa do Mundo tem a Costa Rica como última classificada
Copa do Mundo tem a Costa Rica como última classificada (Crédito: GettyImages)

França: sendo a atual campeã mundial, a seleção conseguiu uma vaga de forma antecipada na Copa com uma goleada histórica diante do Cazaquistão por 8 a 0. Com isso, ficou com a primeira colocação no Grupo D das eliminatórias da Europa. Bélgica: se garantiu com uma rodada de antecedência depois de vencer a Estônia por 3 a 1 e fica na liderança do Grupo E.

Croácia: a atual vice-campeã mundial está em sua sexta participação em Copas, e conseguiu esse feito depois de vencer o confronto direto com a Rússia por 1 a 0, na última rodada pelo Grupo H do torneio. Espanha: ficou com a classificação depois de uma vitória em casa contra a Suécia no confronto direto pelo Grupo B das eliminatórias europeias.

Sérvia: conquistou uma vaga direta depois de vencer Portugal de virada, fora de casa, ficando com a liderança do Grupo A nos acréscimos do último jogo da campanha. Inglaterra: finalizou sua participação na liderança do Grupo I das eliminatórias e confirmou a vaga com uma goleada por 10 a 0 sobre San Marino.

Suíça: superou a Itália e ficou com a liderança do Grupo C. Garantiu sua vaga na competição depois de uma goleada por 4 a 0 sobre a Bulgária, enquanto a Azzurra só conseguiu empatar em 0 a 0 com a Irlanda do Norte. Holanda: venceu a Noruega por 2 a 0 e terminou na liderança do Grupo G das eliminatórias.

Argentina: possui 29 pontos somados nas eliminatórias sul-americanas, e com quatro rodadas para o fim, não vai finalizar a sua participação no torneio abaixo da quarta posição, garantindo sua vaga para o Catar, já que as quatro primeiras se classificam. Irã: foi a primeira equipe da Ásia a se garantir no Mundial como líder do Grupo A das Eliminatórias de forma isolada. 

Coreia do Sul: está em sua 11ª participação em Copas e garantiu a vaga depois de bater a Síria pelo Grupo A das Eliminatórias asiáticas. Japão: se firmou em sua sétima participação seguida depois de vencer a Austrália em Sydney com dois gols bem no fim da partida. Arábia Saudita: se classificaram sem nem entrar em campo, já que a derrota da Austrália para o Japão deu pelo menos o segundo lugar do Grupo B.

Equador: ficou com a vaga na Copa do Mundo do Catar logo na penúltima rodada das Eliminatórias da América do Sul, mesmo depois de ter sofrido uma derrota por 3 a 1 para o Paraguai. Uruguai: venceu a importante partida contra o Peru, na penúltima rodada, e também se garantiu no Mundial de 2022.

Canadá: vencendo por 4 a 0 a Jamaica, na penúltima rodada das eliminatórias da Concacaf, a seleção se garantiu no Catar. Inclusive, esta será a segunda participação do país em uma Copa do Mundo. Gana: se firmou depois de eliminar na fase final a Nigéria com um empate em casa e um empate na volta. Como anotou fora, se classificou por conta do gol qualificado.

Senegal: ficou com a vaga depois de dois duelos complicados diante do Egito, sendo uma derrota fora de casa na ida por 1 a 0, e vitória por 1 a 0 na volta, com direito a cobrança de pênaltis. Portugal: deixou a zebra para trás e derrotou a Macedônia do Norte por 2 a 0. Polônia: Lewandowski fez um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre a Suécia e garantiu seu país.

Marrocos: uma goleada por 4 a 1 sobre a República Democrática do Congo deu ao time seu espaço na Copa do Mundo. A seleção tinha empatado em 1 a 1 no jogo de ida, mas venceu em casa para carimbar o passaporte rumo ao Catar. Tunísia: venceu o Mali por 1 a 0 no jogo de ida e segurou o empate em 0 a 0 no jogo de volta, se firmando na competição.

Camarões: perdendo por 1 a 0 na prorrogação, os Leões Indomáveis anotaram dois gols nos seis minutos finais da partida e eliminaram a Argélia, ficando com a vaga. México: com uma vitória tranquila sobre El Salvador, confirmou sua participação depois de ter terminado em segundo lugar nas eliminatórias da Concacaf.

Estados Unidos: mesmo perdendo por 2 a 0 para a Costa Rica, também se garantiu para a Copa do Mundo, já que o time terminou em terceiro lugar nas eliminatórias da Concacaf. País de Gales: vencendo a Ucrânia por 1 a 0, foi a última seleção europeia a conquistar sua vaga na Copa do Mundo do Catar.

Austrália: depois de empatar sem gols no tempo normal e na prorrogação, a Seleção Australiana anotou simplesmente 5 a 4 no Peru nos pênaltis, e garantiu sua vaga na repescagem disputada no Catar. Costa Rica: depois de vencer a Nova Zelândia na repescagem mundial, se classificou para sua sexta Copa do Mundo, sendo a terceira consecutiva para o país da América Central.