Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / FUTEBOL FEMININO

Copa América feminina: o que você precisa saber sobre o torneio

A Copa América Feminina tem sua estreia marcada para esta sexta-feira, 8; saiba o que esperar do torneio e detalhes sobre a Seleção Brasileira

Redação Publicado em 08/07/2022, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seleção Brasileira da Futebol Feminino disputará a Copa América - Lucas Figueiredo/CBF/Flickr
Seleção Brasileira da Futebol Feminino disputará a Copa América - Lucas Figueiredo/CBF/Flickr

Nesta sexta-feira, 8, será iniciada a disputa pela Copa América Feminina de 2022, cuja decisão está prevista para o dia 30 de julho. Neste ano, o torneio será disputado na Colômbia, nas cidades de Cali, Bucaramanga e Armênia. O Brasil estreia diante da Argentina, no sábado, 9, às 21h (horário de Brasília). Após a frase de grupos, as eliminatórias definirão as classificadas do primeiro ao quinto lugar, entre dez equipes.

No Grupo A, se econtram: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai. Já no grupo B, além da Seleção Brasileira, estão: Argentina, Peru, Uruguai e Venezuela. Os times de cada grupo se enfrentam entre si até o dia 21 de julho. Os dois melhores garantem um lugar nas Olimpíadas e vaga direta na Copa do Mundo; o 3ª classificado, assegura presença no torneio da FIFA e nos Jogos Pan-Americanos. Do 4º ao 5º lugar, o acesso ao mundial de futebol será pela repescagem.

CANAL - SPORTBUZZ:

Além de funcionar, desde 2006, como uma disputa de Eliminatórias, a Copa América Feminina também possibilita outras conquistas: o prêmio para a seleção vencedora será de US$ 1,5 milhão; para a vice, o valor é estimado em US$ 500 mil. As únicas equipes que levantaram a taça, até então, foram as do Brasil e da Argentina.

No caso da Canarinho, o campeonato foi conquistado em sete oportunidades, sendo seis delas de maneira invicta; no título das “hermanas” argentinas, o time tupiniquim conquistou o segundo lugar, a única vez em que não foi o maior triunfante. Apesar de ser uma das favoritas para a edição atual, a esquadra verde e amarela poderá sentir a ausência de Marta, que se recupera de uma lesão por rompimento de ligamento no joelho.

Seleção Brasileira de Futebol Feminino em treino para a Copa América
Seleção Brasileira de Futebol Feminino em treino para a Copa América (Thaís Magalhães/CBF/Flickr)

CALENDÁRIO DE JOGOS

Fase de grupos (partidas do Brasil com asterisco): 8, 9* (estreia, contra a Argentina), 11, 12*, 14, 15, 17, 18*, 20 e 21* de julho. 

Definição do 5º lugar: 24 de julho

Semifinais: 25 e 26 de julho

Definição do 3º lugar: 29 de julho

Final: 30 de julho

ONDE ASSISTIR

Embora nem todos os confrontos do campeonato possam ser assistidos em território brasileiro, os jogos da Canarinho terão transmissão ao vivo tanto no SBT (canal aberto) quanto no SporTV (canal fechado). Os principais lances estarão disponíveis, minuto a minuto, em plataformas como "UOL", "GOAL" e "GE". O SportBuzz trará a repercussão e os destaques do duelo no pós-jogo.