Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Futebol » DEMITIDO!

Contratado para substituir Jorge Sampaoli e caos político: Relembre a passagem de Jesualdo Ferreira pelo Santos

Treinador deixou o comando do Peixe nesta quarta-feira, 5, após a eliminação no Campeonato Paulista

Lucas Miluzzi Publicado em 05/08/2020, às 16h58 - Atualizado às 18h03

Jesualdo Ferreira chegou no início deste ano para substituir Sampaoli
Jesualdo Ferreira chegou no início deste ano para substituir Sampaoli - GettyImages

Jesualdo Ferreira foi contratado pelo Santos no final do ano passado, mais especificamente no último dia 23 de dezembro de 2019. O treinador chegou com a responsabilidade de substituir Jorge Sampaoli, que fez uma excelente campanha com o Peixe no último Campeonato Brasileiro. 

Sua chegada foi festejada por muitos, até porque o português possuía uma série de passagens positivoas por equipes importantes da Europa como Panathinaikos, da Grécia, além de Porto, Benfica e Braga, os três são equipes grandes de Portugal. 

Ou seja, se esperava que Jesualdo conseguisse implementar seu trabalho em um time que estava em alta e entrosado. No entanto, após sua chegada, foi ficando claro que as coisas não seriam muito fáceis para o técnico, pois o Santos estava vivendo uma grave crise econômica e muitos atletas importantes acabaram deixando a equipe. 

As peças de reposição acabaram não sendo as melhores, o treinador teve dificuldade para achar uma equipe titular e não conseguiu repetir o mesmo desempenho de Sampaoli, em 2019. Mesmo assim, o português acabou deixando o Peixe em uma situação confortável na Libertadores. 

No entanto, o que ocasionou sua demissão foi a irregularidade do time na primeira fase do Campeonato Paulista e a precoce eliminação para a Ponte Preta, ainda nas quartas de final da competição.  Além disso, depois da volta do futebol, o Peixe não conseguiu vencer nenhum jogo. 

CONFIRA O RETROSPECTO DE JESUALDO NO PAULISTÃO: 

No Campeonato Paulista, o português realizou 13 jogos e, na primeira fase da competição, acabou indo bem. Com 16 pontos conquistados em 12 jogos disputados, o Santos ficou na primeira posição do Grupo A na frente da Ponte Preta. 

Porém nas quartas de final, a situação foi diferente. O Peixe até saiu na frente e estava fazendo uma boa partida diante da Macaca. Mas após a expulsão de Marinho, o Santos viu os rivais virarem o confronto e se classificarem para as semifinais do Paulista. 

  • 13 jogos
  • Vitórias: 4 
  • Empates: 4
  • Derrotas: 5   

CONFIRA O RETROSPECTO DE JESUALDO NA LIBERTADORES: 

Na maior competição de clubes da América, o treinador venceu os dois jogos em que comandou o Santos. Apesar de não apresentar o melhor futebol, o Peixe venceu o Defensa y Justicia, na Argentina, e o Delfín, na Vila Belmiro. Com as vitórias chegou a seis pontos e se tornou líder do grupo G. 

  • Em dois jogos fora duas vitórias
  • Três gols feitos 
  • Um gol sofrido

RETROSPECTO GERAL DE JESUALDO FERREIRA NO SANTOS: 

Apesar de não ter conseguido colocar o Santos mais adiante no Campeonato Paulista, o treinador teve uma série de empecilhos durante sua passagem. O que mais atrapalhou o português foi a gestão do vestiário, a comunicação com a diretoria e também a crise interna no clube. 

O caos político que o Peixe vive fora dos gramados acabou se espalhando para o gramados. Principalmente depois de alguns atrasos salariais, além da saída de jogadores importantes como Victor Ferraz, Eduardo Sasha, além Everson. 

  • 15 jogos
  • 6 vitórias 
  • 4 empates 
  • 5 derrotas 
  • 17 gols feitos 
  • 16 gols sofridos

5 itens que todo torcedor do Santos precisa ter!

1- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/32uyv6G

2- Jogo com 2 Baralhos do Santos na Lata - https://amzn.to/2BkYzp7

3- Camisa Umbro Santos 2018 - https://amzn.to/31x4p1n

4- Garrafa do Santos com Canudo Retrátil  - https://amzn.to/31oCIYh

5- Necessaire Santos - https://amzn.to/32EVlbK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!