Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DE 2030!

Conmebol lança candidatura de quatro países para a Copa de 2030

Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai se candidataram para sediar a Copa do Mundo de 2030; o trunfo dos países é a comemoração dos 100 anos da primeira, realizada no Uruguai

Redação Publicado em 02/08/2022, às 17h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Candidatura Sul-Americana para sediar a Copa do Mundo de 2030 - Getty Images
Candidatura Sul-Americana para sediar a Copa do Mundo de 2030 - Getty Images

A Conmebol lançou nesta terça-feira, 2, a candidatura para Argentina, Chile, Paraguai e Uruguaisediarem a Copa do Mundo de 2030. A entidade aposta nos 100 anos da primeira Copa, realizada no Uruguai para superar concorrências como Portugal e Espanha, China e outros. O evento também aconteceu no Uruguai e contou com a presença dos principais mandatários dos países e do presidente da Conmebol.

"É o sonho de um continente. De uma cidade uruguaia, compartilhada por outras três cidades. A América do Sul entende que o futebol tem que reconhecer e não contestar. Haverá mais Copas do Mundo, mas 100 anos serão cumpridos uma única vez e você terá que voltar para casa. É motivo mais do que suficiente para a Fifa aceitar que se trata de uma candidatura única. Com o passar dos anos haverá outras possibilidades para outros continentes", afirmou Alejandro Domínguez, presidente da entidade sul-americana.

Além desses países, como já citado antes, Portugal e Espanha devem lançar uma candidatura conjunta, assim como Bulgária, Grécia, Romênia e Sérvia. Marrocos e China devem ser os candidatos a sediar sozinhos. A decisão deve ser tomada em 2024. Esta será a segunda Copa que acontecerá com 48 equipes, que estreará em 2026 nos Estados Unidos, México e no Canadá.

Dentre os dirigentes presentes, os presidentes das federações estiveram presentes, com exceção da Argentina, que marcou presença com seu vice-presidente. Além disso, o presidente do Uruguai também marcou presença, já que o país deve ser o ponto chave da candidatura. A última vez que a competição foi realizada no continente, foi em 2014, no Brasil.

Conmebol lançou candidatura Sul-Americana para sedia a Copa de 2030
Conmebol lançou candidatura Sul-Americana para sedia a Copa de 2030/ Créditos: Getty Images

Até 2014, a América do Sul ficou por 36 anos sem sediar a Copa do Mundo, que havia acontecido pela última vez em 1978, na Argentina, quando os donos da casa levaram o título, sob o comando do camisa 10 Diego Maradona. Com algumas exceções durante a história, a maioria aconteceu na Europa, como a última, com sede na Rússia.