Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / FUTEBOL SUL-AMERICANO

Conmebol inicia distribuição de vacinas contra a covid-19

Entidade começa a distribuir imunizantes e prioriza seleções da Copa América e times da Libertadores e Sul-Americana

Redação Publicado em 29/04/2021, às 16h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Taças da Libertadores e da Copa Sul-Americana - GettyImages
Taças da Libertadores e da Copa Sul-Americana - GettyImages

A Conmebol iniciou nesta quinta-feira, 29, a distribuição das doses das vacinas contra a Covid-19 para todo o continente. A ação acontece um dia após a entidade máxima do futebol sul-americano receber o lote de 50 mil imunizantes doados da fabricante Sinovac.

Em nota, a entidade informou que realizará as transferências das vacinas sem custos às federações nacionais, que terão a responsabilidades de fiscalizar o uso correto das doses destinadas a atletas e membros das comissões técnicas e terão que prestar conta depois à confederação.

Segundo a Conmebol, os primeiros a receberem as doses das vacinas serão os membros das equipes que participarão da Copa América, que começa em junho, e dos times que disputam as competições continentais (Libertadores e Copa Sul-Americana). Depois, serão vacinados os integrantes dos times masculinos e femininos da primeira divisão de cada país-membro, além de árbitros e outros envolvidos na organização das partidas.

A entidade destacou que as vacinas devem ser aplicadas apenas em pessoas que fazem parte do objetivo da campanha de vacinação. Caso haja sobra dos imunizantes, as federações devem identificar as pessoas que receberão as doses.

Confira um trecho da nota divulgada pela instituição:

“O protocolo de vacinação desenvolvido pela Conmebol praticamente garante que cada dose tenha “nome e sobrenome” e que não possam ser desviadas ou utilizadas em pessoas que não fazem parte do objetivo desta campanha. O Ministério da Saúde de cada país também manterá um registro detalhado das pessoas que recebem a vacina. Além disso, a Secretaria-Geral da Conmebol e o Departamento de Ética e Compliance terão participação ativa no acompanhamento do processo e na posterior prestação de contas.

Se, após o cumprimento do objetivo, for registrado um remanescente - pela forma como as vacinas devem ser divididas ou pela recusa de algumas pessoas em receberem o imunizante -, as Associações Associadas deverão destinar essas doses a pessoas devidamente identificadas, previamente aprovação da Conmebol. O critério, claro, é que nenhuma vacina seja perdida e que a prioridade seja dada ao ambiente do futebol.”