Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MANCHESTER UNITED

Conmebol emite comunicado em defesa de Cavani após punição da Federação Inglesa

Entidade sul-americana critica decisão da FA e cita “peculiaridades culturais”

Redação Publicado em 05/01/2021, às 14h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Boca Juniors x Santos: saiba onde assistir e prováveis escalações - GettyImages
Boca Juniors x Santos: saiba onde assistir e prováveis escalações - GettyImages

Edinson Cavani foi punido pela Federação Inglesa de Futebol (FA) por utilizar um termo considerado racista pela entidade. Nesta terça-feira, 05, a Conmbeol emitiu uma nota oficial em apoio ao jogador do Manchester United.

No comunicado, a entidade sul-americana criticou a punição imposta pela FA e manifestou solidariedade ao uruguaio, que levou gancho de três jogos por usar o termo “negrito” em uma publicação nas redes sociais, em novembro. A postagem foi apagada, mas entidade inglesa abriu investigação na época, e decidiu pela punição na semana passada.

Em nota, a Federação Inglesa considerou que o termo utilizado foi “insultuoso e/ou abusivo e/ou impróprio e/ou trouxe descrédito ao jogo”. A punição deixou Cavani fora da partida contra o Aston Villa, pela Premier League, e ele também não poderá entrar em campo contra o Manchester City, nesta quarta, na semifinal da Copa da Liga Inglesa, e o Watford, no sábado, pela Copa da Inglaterra. O uruguaio só poderá retornar no próximo dia 12 de janeiro, contra o Burnley, pelo Campeonato Inglês.

A Conmebol alegou que a decisão da Federação Inglesa “não leva em consideração as características culturais e o uso de certos termos na fala cotidiana do Uruguai”. Além disso, a entidade sul-americana reforça que é contra qualquer forma de preconceito, mas destaca que o ocorrido com Cavani não representa um desses casos.

Confira o comunicado da Conmebol na íntegra:

"A Conmebol expressa sua solidariedade ao jogador Edinson Cavani, sancionado pela Federação Inglesa de Futebol. A medida disciplinar para o jogador destacado da seleção uruguaia claramente não leva em consideração as características culturais e o uso de certos termos na fala cotidiana do Uruguai.

O julgamento desses tipos de declarações, no âmbito de um processo que pode acarretar em penalidades para o atleta e que afetam sua reputação e bom nome, deve ser sempre realizado levando em consideração o contexto em que foram feitas e, sobretudo, as peculiaridades culturais de cada jogador e de cada país.

A Conmebol condena e sempre condenará com a maior energia qualquer manifestação racista ou discriminatória, mas o caso específico para o qual Cavani foi sancionado não constitui uma delas."