Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COMPLICADO!

Conmebol e Fifa avaliam adiar novamente as Eliminatórias e estudam alternativas!

Se o cronograma for mantido, as Eliminatórias só terminariam depois da data prevista para o sorteio dos Grupos da Copa do Mundo de 2022

Isabelly Cristaldo Publicado em 05/05/2020, às 08h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fifa e Conmebol estão estudando alternativas - GettyImages
Fifa e Conmebol estão estudando alternativas - GettyImages

Se o mundo não estivesse enfrentando uma pandemia devido ao novo coronavírus, as eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 já deveriam ter começado, em março.

Devido a situação, a Fifa e Conmebol tiveram que adiar as duas primeiras rodadas para setembro, porém até a nova data está sob ameaça e as entidades ainda estudam o que fazer.

Por enquanto, ninguém cogita mudar o formato do torneio. Fifa e Conmebol concordam que o ideal é manter a disputa por pontos corridos, com jogos de ida e volta entre os 10 países da América do Sul.

O problema é que esse formato demanda 18 datas, ou nove "datas-Fifa”, que é o período de nove dias em que as seleções nacionais se reúnem e para os quais os clubes são obrigados a liberar seus jogadores. 

Até o momento, a ideia é que o número de 18 jogos seja mantido, pois com as janelas de março e setembro canceladas por causa da Covid-19, não há mais espaço no calendário original.

Se o cronograma inicial for mantido, as Eliminatórias só terminariam em meados de 2022, depois até da data prevista para o Sorteio dos Grupos da Copa do Mundo.

De acordo com o Globo Esporte, Fifa ofereceu para a Conmebol a possibilidade de aumentar as janelas para dez dias, e assim fazer três jogos em cada período. A ideia caiu bem na Europa, por exemplo, mas não na América do Sul.

A Conmebol argumentou que as viagens dentro do continente sul-americano são mais longas e há mais dificuldades de logística  e outras alternativas passaram a ser discutidas.

Uma mudança no calendário das Eliminatórias pode ter consequências até para a Copa do Mundo do Catar. Não para o Mundial, mas para o sorteio que define os grupos.

Se todo o calendário for empurrado para a frente, o sorteio corre risco de acontecer muito perto do início da Copa, que será em novembro e dezembro de 2022, e não no meio do ano, como historicamente acontece, por causa do calor do Oriente Médio.


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.