Sportbuzz
Testeira
Futebol / COPA DO MUNDO

Conmebol diz que não apoia projeto de realizar Copa do Mundo a cada dois anos

Entidade sul-americana divulga comunicado para se posicionar contra a proposta da Fifa

Redação Publicado em 10/09/2021, às 13h44

Conmebol diz que não apoia projeto de realizar Copa do Mundo a cada dois anos - GettyImages
Conmebol diz que não apoia projeto de realizar Copa do Mundo a cada dois anos - GettyImages

A Conmebol divulgou um comunicado nesta sexta-feira, 10, para se manifestar contra a realização da Copa do Mundo a cada dois anos, proposta pela Fifa. Após o posicionamento da Uefa, a entidade máxima do futebol sul-americano explicou os motivos de não concordar com a diminuição do intervalo entre os mundiais.

No comunicado, a entidade destacou que deixou de apoiar o projeto após análises técnicas.

“Embora em algum momento a Conmebol tenha apoiado o projeto em questão, análises técnicas mostraram que ele é altamente inviável”, diz o comunicado.

A Conmebol alegou banalização do torneio, o que prejudica o “caráter de exclusividade e padrão de exigência”, além da dificuldade de administrar o calendário de competições.

“Por isso, nas atuais condições, ratifica o seu apoio ao modelo atual da Copa, com os seus termos e mecanismos de classificação, considerando-o coerente com o espírito que animou aqueles que idealizaram e fundaram esta competição”, diz outro trecho.

Confira o comunicado da Conmebol

“Uma Copa do Mundo a cada dois anos pode distorcer a competição de futebol mais importante do planeta, rebaixando sua qualidade e prejudicando seu caráter exclusivo e seus atuais padrões de exigência. A Copa do Mundo é um evento que atrai a atenção e a expectativa de bilhões de pessoas por representar ápice de um processo de eliminação que dura quatro anos inteiros e tem dinâmica e apelo próprios.

Uma Copa do Mundo a cada dois anos representaria uma sobrecarga praticamente impossível de administrar no calendário de competições internacionais. Nas condições atuais, já é complexo harmonizar horários, horários, logística, preparação adequada de equipamentos e compromissos. A situação seria extremamente difícil com a mudança proposta. Pode até colocar em risco a qualidade de outros torneios, tanto de clubes como de seleções.

A ideia da Copa do Mundo é reunir os jogadores de futebol mais talentosos, os treinadores mais destacados e os árbitros mais treinados para determinar, em uma competição justa, qual é o melhor time do planeta. Isso não pode ser alcançado sem uma preparação adequada, sem equipes desenvolvendo suas habilidades e técnicos desenhando e implementando estratégias.

Tudo isso se traduz em tempo, treinos, planejamento, jogos. A Conmebol defende a busca pela excelência no campo do jogo e está comprometida com eventos cada vez mais competitivos e da mais alta qualidade. Não há justificativa esportiva para encurtar o intervalo entre as Copas do Mundo.

Para a aprovação de uma mudança desta natureza é imprescindível um processo amplo e participativo de consultas a todos os atores envolvidos. Deve ser fruto de um debate franco, no qual todas as opiniões e critérios sejam considerados. A Conmebol está e sempre estará aberta ao diálogo que busca o melhor para o futebol.”


Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!