Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA AMÉRICA

Conmebol anuncia que Copa América será disputada no Brasil

Horas após suspender a Argentina como país-sede do torneio, entidade define Brasil para sediar a competição pela segunda edição seguida

Redação Publicado em 31/05/2021, às 10h46 - Atualizado às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conmebol anuncia que Copa América será disputada no Brasil - GettyImages
Conmebol anuncia que Copa América será disputada no Brasil - GettyImages
A Conmebol definiu que o Brasil será sede da Copa América 2021. Após reunião emergencial nesta segunda-feira, 31, a entidade máxima do futebol sul-americano determinou que o país realize o torneio, substituindo Argentina e Colômbia
A decisão aconteceu horas após a organização retirar a Argentina como sede desta edição. O país suspendeu os jogos de futebol para conter o avanço da pandemia. Novo local para a realização do torneio de seleções, o Brasil tem mais de 462 mil mortes por Covid-19. 
Segundo o comunicado, a Conmebol afirmou que os locais das partidas e o calendário completo serão anunciados “nas próximas horas”. As datas de início e término estão confirmadas entre 11 de junho e 10 de julho. 
“A Copa América 2021 será jogada no Brasil. As datas de início e final do torneio estão confirmadas. As sedes e a tabela serão informadas pela Conmebol nas próximas horas. O torneio de seleções mais antigo do mundo fará vibrar todo o continente!”, anunciou a entidade. 
Os governos do Equador e da Venezuela se ofereceram oficialmente para receber a Copa América. Candidato informal, o Chile surgiu para dividir a sede com a Argentina, mas a Conmebol decidiu manter a competição em um único país.

A Argentina deixou de receber a Copa América por conta da situação da pandemia de coronavírus no país. No último domingo, 30, o Ministro do Interior, Wado de Pedro, afirmou que seria inviável realizar a competição. O país registrou mais de 3,6 milhões de casos e mais de 76 mil mortes por Covid-19.

Já a Colômbia abriu mão em meio aos protestos populares que o país enfrenta nas últimas semanas, contra uma proposta de reforma tributária do governo colombiano.

O Brasil realizou a última edição da Copa América, em 2019, e a organização do torneio pesou para que a Conmebol definisse o país novamente como sede. A quantidade de estádios em boas condições também foi favorável para a decisão. A Seleção Brasileira é a atual campeã sul-americana.

Inicialmente, o Brasil havia sido descartado pela CBF e Conmebol para receber o torneio. A decisão pelo país se deu para aproveitar estádios como Mané Garrincha em Brasília, Arena da Amazônia, Arena Pernambuco e Arena das Dunas em Natal.

A seleção de Tite estreia na Copa América, até o momento, no dia 14 de junho, contra a Venezuela. O Brasil está no Grupo B junto com Colômbia, Equador, Peru e os venezuelanos.

Antes da disputa da Copa América, as seleções ainda têm seus compromissos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2021 e a Seleção Brasileira vai a campo contra Equador e Paraguai nos dias 4 e 8 de junho.

O Campeonato Brasileiro não será interrompido durante a competição.