Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / RESPEITA AS MINA!

Conheça as grandes campeãs e artilheiras da Champions League Feminina

Entenda um pouco mais sobre o maior torneio entre clubes femininos da Europa

Lucas Cesare Publicado em 05/03/2021, às 17h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Lyon é o maior campeão do torneio com sete títulos - Getty Images
O Lyon é o maior campeão do torneio com sete títulos - Getty Images

A Liga dos Campeões Feminina da UEFA é o principal torneio de futebol feminino da Europa. Teve início na temporada 2001-02 com o nome de UEFA Women's Cup. Na temporada 2009-10 a entidade anunciou que esta competição seria reformatada para seguir os mesmos padrões da versão masculina do torneio e receberia o nome de Women's Champions League.

MAIORES CAMPEÃS

As atuais campeãs do troféu são as jogadoras do Lyon, que venceram o Wolfsburg por 3 a 1 na final da temporada 2019-20 e mantiveram sua hegemonia na competição, levantando a quinta taça consecutiva, feito que só conseguiu ser realizado previamente por uma única equipe do futebol masculino, o Real Madrid de Alfredo Di Stefano, na metade final da década de 1950.

Ao todo, o Lyon soma sete títulos da Champions League, em nove finais disputadas e é o clube que mais vezes ganhou o torneio. A primeira conquista veio em 2011 e deu sequência ao bi, em 2012. O Tri chegou em 2016 e até hoje a equipe francesa segue vencendo ano após ano.

Mesmo a equipe francesa sendo a com mais taças conquistadas, o país que mais celebrou títulos foi a Alemanha. Além do Wolfsburg, atual vice-campeão que já venceu duas vezes o troféu, o Frankfurt historicamente é a grande potência do país, com quatro títulos ganhos (inclusive, a equipe foi campeã da primeira edição, na temporada 2001-02). Turbine Potsdam, duas vezes e Duisburg, uma vez, são os outros campeões do país.

Umea, da Suécia, e Arsenal, da Inglaterra são os outros clubes a terem conquistado a Liga dos Campeões feminina, com um título cada.

MAIORES ARTILHEIRAS

A maior artilheira da história da Liga dos Campeões feminina é a norueguesa Ada Hegerberg. Na temporada 2019-20, a jogadora do Lyon chegou a 53 gols na competição, superando o recorde que pertencia à alemã Anja Mittag.

Jogando por Turbine Potsdam, Rosengård, Paris Saint-Germain e Wolfsburg, Anja Mittag marcou 51 gols, sendo a primeira jogadora a superar a marca de 50 gols na história da competição. Anja anunciou sua aposentadoria em maio de 2019.

A terceira colocada na lista de maiores artilheiras também já se aposentou. A alemã Conny Pohlers marcou impressionantes 48 gols em 45 partidas disputadas.

A brasileira Marta é a quinta na lista das maiores artilheiras do torneio, com 46 gols marcados jogando por Umea, Tyreso e Rosengard, todos clubes da Suécia.