Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / Polêmica

Confira os prós e contras do árbitro de vídeo, o VAR!

Considerado um avanço tecnológico, a novidade está causando muita discussão no mundo esportivo

SportBuzz Digital Publicado em 31/08/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
VAR (Crédito: GettyImages)
VAR (Crédito: GettyImages)

Desde que foi implantado no futebol, assim como todas as novidades, o VAR, ou árbitro de vídeo, causou muita discussão.

Por mais que o aparato tenha surgido com a intenção de evitar erros com os lances que geram dúvidas nos juízes, muitas pessoas ficam em cima do muro ao parar para pensar sobre a real funcionalidade do mesmo no futebol brasileiro e até que ponto a tecnologia estaria agregando nas partidas.

As opiniões divididas entre jogadores, técnicos, árbitros e profissionais da área estão fazendo com que a CBF passe a buscar alternativas que tornem a opção mais viável e menos contraditória do que se mostrou nestes primeiros meses.

Luiz Felipe Scolari, por exemplo, já questionou qual é a real importância de ter um responsável em campo, sendo que quem manda é o que analisa os vídeos. Já o goleiro Weverton e outros grandes craques citaram a demora que costuma influenciar diretamente no jogo e no desempenho dos atletas. Comentaristas como Walter Casagrande reforçaram a questão da revisão ser transmitida para o restante do estádio, o que colocaria o ponto final em muitas discussões.

Confira a seguir os pontos positivos e negativos do VAR:

Pontos Negativos!

Isso esfria o jogo

Um dos pontos mais levantados pelos atletas do futebol é a demora que leva para que o lance seja analisado. Muitos jogadores já citaram como exemplo a rapidez que o mesmo sistema possui no voleibol, em caso de revisão. Para os craques, este tipo de demora, além de esfriar o jogo, é prejudicial, pois, na maioria das vezes o tempo não é reposto corretamente.

Eles mandam mais do que o árbitro

Outra questão que costuma vir à tona é a real importância dos juízes de campo. Muitos profissionais questionam o fato do VAR ter a “palavra final”. Há quem cite o posicionamento do VAR como uma falta de respeito com o árbitro que apitou algum lance e depois é obrigado a voltar atrás.

A interpretação gera confusão

Muita das vezes, os árbitros trabalham de acordo com a interpretação do lance. O que pode ser considerado infração para um, não necessariamente é para outro. Com isso, surgiu um ponto levantado pelos profissionais da área sobre a possibilidade de que todos (incluindo torcedores) tenham acesso ao lance, assim como no voleibol, em lances de revisão, por exemplo. 

Pontos Positivos!

Vão acabar as injustiças

Desde que foi implantado, o VAR teve uma prerrogativa muito citada, tanto pelos profissionais que são contra, quanto pelos a favor. Afinal, tendo o recurso em vídeo para análise dos lances, decisões tomadas sem certeza poderiam ser revisadas, diminuindo assim a margem de erros em eventuais infrações. Com isso, criou-se a ideia de que as injustiças que assombravam as equipes seriam minimizadas e qualquer dúvida poderia ser julgada cuidadosamente no monitor disponível em campo.

O avanço tecnológico

Assim como tudo, nos dias de hoje, o VAR também teve uma grande parceira ao seu favor, a tecnologia. Em justificativa, pessoas que defendem a implantação citam questões justas sobre a forma com que o avanço tem influenciado no futebol, em todos os sentidos. Gramado, arenas, uniformes, chuteiras, chips de informações, etc. Para os defensores, o árbitro de vídeo seria mais um ponto positivo oferecido pela tecnologia a fim de agregar nos resultados futebolísticos, tornando o esporte ainda mais justo e de fácil entendimento para as pessoas que possuem  dúvidas.

E você, o que acha do VAR? Está ajudando ou prejudicando?