Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL SPORTBUZZ!

Confira o retrospecto do confronto entre Monaco e PSG!

Partida é mais um reencontro para Mbappé, que se destacou na equipe vermelha e branca antes de chegar ao PSG

Redação Publicado em 19/11/2020, às 17h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira o retrospecto do confronto entre Monaco e PSG - GettyImages
Confira o retrospecto do confronto entre Monaco e PSG - GettyImages

Mônaco x PSG se enfrentam nesta sexta-feira, 20, às 17h (horário de Brasília) pela Ligue 1. Sendo um dos jogos mais aguardados da 13ª rodada do Campeonato Francês, a partida conta com a vantagem dos visitantes.

Diante disso e para deixar o clima ainda mais propício para o confronto, o SportBuzz preparou o retrospecto do confronto entre as equipes durante os anos, contando também com a presença de Mbappé, que iniciou sua carreira no Monaco e foi transferido para a equipe parisiense.

Confira:

O Paris Saint-Germain se tornou a sensação do futebol francês nos últimos anos (Crédito: GettyImages)

Apesar de o PSG estar dominando o futebol francês nos últimos anos, nas últimas dez temporadas o time parisiense conquistou cinco títulos da liga e cinco títulos da Copa da Liga Francesa, além de seis títulos da Supercopa da França. 

Já o Monaco conquistou seu último título da Liga apenas na temporada 2016/2017.

Dessa forma, este será o segundo encontro entre os dois clubes na atual temporada, sendo que o primeiro aconteceu em agosto na final da Supercopa da França, quando o time de Paris venceu por 4 a 0 e conquistou o título.

Ao contrário do que muitos possam pensar, o retrospecto do confronto entre os dois gigantes da recente história do futebol francês aponta para uma vantagem do Monaco, mesmo o PSG vencendo três dois seis confrontos recentes.

O Retrospecto

Ao longo de 47 anos, as equipes se enfrentaram 91 vezes, sendo que o Monaco venceu 41 jogos, enquanto o PSG venceu 25.

Nas 25 ocasiões restantes, o duelo terminou empatado. Ao todo, o Monaco marcou 115 gols no adversário e o PSG fez 96.

Pela Liga 1, foram 42 jogos, o Monaco soma 17 vitórias contra 13 do PSG e 12 empates. Os mandantes da partida de logo mais marcaram 46 gols e os parisienses fizeram 45.

As goleadas do confronto

Como todo e bom clássico, as goleadas fazem parte fundamenteal do espetáculo que é apresentado dentro de campo. Além de deixar a equipe na frente pelo saldo de gols, ela também levanta a moral da equipe vencedora.

Durante o histórico de confronto entre Monaco e PSG, quatro goleadas aconteceram para ilustrar a história e com relação a isso, o placar ficou empatado:

Maior vitória do Monaco em casa pela Ligue 1 – 1980/1981: Monaco 4 X 0 PSG

Maior vitória do PSG fora de casa pela Ligue 1 – 2017/2018, 13/14: Monaco 1 X 7 PSG

Maior vitória do Monaco em casa pela Ligue 1 – 1999/2000: Monaco 3 X 0 PSG

Maior vitória do PSG fora de casa pela Ligue 1 –  2015/2016: Monaco 0 X 3 PSG

Confrontos pela Ligue 1

Diferentemente dos anos anteriores, o Monaco vem fazendo um início sólido na campanha da Ligue 1. Atualmente a equipe é a sexta colocada com 17 pontos conquistados e está a apenas um ponto de distância da zona de classificação para a próxima Champions League.

Já o PSG superou um início turbulento de temporada, mas se recuperou e já lidera a competição, com oito vitórias e duas derrotas em dez rodadas, soma 24 pontos totais, cinco de frente em relação ao Lille.

Reencontro para Mbappé

Mbappé iniciou sua carreira profissional no Monaco, onde se destacou e se transferiu para o PSG (Crédito: GettyImages)

Hoje a sensação do Paris Saint-Germain, Kylian Mbappé iniciou sua carreira profissional atuando pelo Monaco, ainda aos 16 anos de idade pelo time B.

Na temporada 2015/16 ele esteve em seu momento de estreia, onde participou de 14 jogos da equipe principal, sendo 11 deles pela Liga Francesa. 

Na seguinte, o impacto dos números de Mbappé na equipe seriam ainda mais marcantes, levando a habilidade do francês para outro nível.

Mbappé marcou 26 gols em 44 jogos oficiais pela temporada 2016/17. Na liga, foram 15 gols marcados em 26 partidas disputadas na campanha do título francês de sua equipe. 

Além disso, o atleta participou da surpreendente campanha que levou o Monaco às semifinais da Liga dos Campeões da UEFA daquele ano, onde a equipe foi eliminada somente nas semifinais, pela Juventus.

A partir daí e após o grande destaque pelo Monaco, Mbappé se juntou à equipe do Paris Saint-Germain no início da temporada de 2017/2018.