Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CAMPEONATO BRASILEIRO

Confira o que está em jogo na última rodada do Brasileirão

Veja o que ainda está em disputa pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2021; jogos serão disputados simultaneamente nesta quinta-feira, 9

Redação Publicado em 08/12/2021, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tudo o que você precisa saber sobre a última rodada do Brasileirão - GettyImages
Tudo o que você precisa saber sobre a última rodada do Brasileirão - GettyImages

O Campeonato Brasileiro de 2021 está perto do fim e a última rodada será disputada nesta quinta-feira, 9 de dezembro. Todos os jogos acontecerão simultaneamente às 21h30 (de Brasília) e marcam grandes batalhas contra o rebaixamento, além de contar com confrontos por vagas nas competições continentais.

O Atlético-MG confirmou o bicampeonato nacional, enquanto Flamengo e Palmeiras estão garantidos na vice-liderança e na terceira colocação, respectivamente. Por outro lado, Chapecoense e Sport já chegam para seus compromissos rebaixados. Para ficar de olho no que está em jogo na 38ª rodada, o SportBuzz separou tudo o que você precisa saber sobre as últimas partidas do Brasileirão. Confira:

Libertadores: Garantidos e luta por vaga 

Campeão da edição 2021 do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG foi o primeiro time a confirmar vaga na fase de grupos da Libertadores pela competição nacional. Além do Galo, Flamengo (vice-campeão), Corinthians e Fortaleza já estão com vaga direta no torneio continental.

Canal SportBuzz:

Terceiro colocado do Brasileirão, o Palmeiras confirmou a vaga na fase de grupos ao conquistar a Libertadores 2021. Desta forma, o Brasileirão ganha mais um time na próxima edição do principal torneio continental. O Athletico-PR, que é o atual campeão da Copa Sul-Americana, também já está garantido na Liberta. No entanto, o Furacão ocupa apenas a 14ª colocação na tabela de classificação.

Vale lembrar que o Brasileirão conta com G-6 e o Bragantino, sexto com 53 pontos, vai ficando com a última vaga direta. O Massa Bruta está, no mínimo, na fase preliminar. Fluminense (7º, com 51 pontos), América-MG (8º, com 50 pontos), Atlético-GO (9º, com 50 pontos), Ceará (10º, com 50 pontos), Santos (11º, com 49 pontos), Internacional (12º, com 48 pontos) e São Paulo (13º, com 48 pontos) ainda seguem vivos para beliscar uma vaga na pré-Libertadores.

Fluminense luta por vaga na Libertadores (Crédito: GettyImages)

Luta contra o rebaixamento

Com Chapecoense e Sport rebaixados, outros dois clubes vão cair para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2022. Três times ainda lutam pela permanência: Grêmio, Juventude e Bahia. Os times gaúchos integram o Z-4 no momento, com o Tricolor de Aço sendo o primeiro fora da zona da degola.

O Bahia, que visita o Fortaleza, é o 16º colocado com 43 pontos. Está a mesma pontuação do Juventude, que enfrenta o Corinthians em casa. Em situação mais delicada, o Grêmio é o 18º, com 40 pontos, e precisa da vitória sobre o campeão Atlético-MG e ainda do tropeço dos rivais. O Tricolor de Aço leva a vantagem na tabela por ter uma vitória a mais que o alviverde.

Definição do 4º lugar

Garantidos na fase de grupos da Libertadores, Corinthians e Fortaleza lutam pelo quarto lugar do Campeonato Brasileiro. O Timão ocupa a quarta posição, com 57 pontos, seguido pelo Leão, com 55. A colocação garante ao time R$ 28 milhões em premiação. O quinto lugar recebe R$ 26,4 milhões.

Jogos da 38ª rodada

Quinta-feira, 9 de dezembro, às 21h30 (de Brasília)

Fluminense x Chapecoense (Maracanã)
Palmeiras x Ceará (Arena Barueri)
Santos x Cuiabá (Vila Belmiro)
América-MG x São Paulo (Independência)
Grêmio x Atlético-MG (Arena do Grêmio)
Fortaleza x Bahia (Castelão)
Sport x Athletico-PR (Arena de Pernambuco)
Red Bull Bragantino x Internacional (Nabi Abi Chedid)
Juventude x Corinthians (Alfredo Jaconi)
Atlético-GO x Flamengo (Antônio Accioly)