Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CAMPEONATO BRASILEIRO!

Confira o cenário da luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Faltando três rodadas para o final do Brasileirão, Grêmio, Bahia, Athetico-PR, Cuiabá, Juventude, Atlético-GO, São Paulo e Santos ainda têm chances de serem rebaixados

Gabriel Soria Publicado em 01/12/2021, às 13h24 - Atualizado em 02/12/2021, às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grêmio, São Paulo, Santos e outros clubes ainda seguem em risco de rebaixamento - Getty Images
Grêmio, São Paulo, Santos e outros clubes ainda seguem em risco de rebaixamento - Getty Images

A três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, ainda faltam duas vagas para que sejam definidos os quatro rebaixados para a segunda divisão da competição. Entre as equipes que ainda podem cair estão: Grêmio, Bahia, Athetico-PR, Cuiabá, Juventude, Atlético-GO, São Paulo e Santos.

Além desses clubes, Chapecoense e Sport também estão na parte de baixo da tabela. A única diferença é que essas duas equipes já estão matematicamente rebaixadas e jogam o resto do campeonato "para cumprir tabela".

Em uma reta final de competição com muitos confrontos diretos, é praticamente impossível cravar quem serão aqueles que irão para a Série B. Entretanto, existem os clubes que, durante a competição, vêm apresentando melhora ou piora em seus desempenhos.

Confira o cenário de cada clube

Grêmio

Atualmente na 18ª colocação, o Grêmio tem 36 pontos somados em 35 jogos. Em sua última partida, o Imortal teve o confronto direto contra o Bahia, que poderia dar um respiro a mais para a equipe na competição, mas o clube acabou derrotado por 3 a 1.

Com a derrota, a equipe porto alegrense viu os baianos abrirem quatro pontos de diferença na tabela, mesmo ocupando apenas uma posição acima. Para deixar a zona, o Grêmio precisa vencer seus três jogos e torcer para que as primeiras equipes fora do Z4 não pontuem.

Contudo, a missão é muito difícil, já que em seus últimos três jogos, o Grêmio enfrenta São Paulo, Corinthians e Atlético-MG para tentar deixar o Z4. Além do confronto direto contra o Soberano, o Imortal ainda enfrenta o Timão, time que rebaixou em 2007.

Bahia

Dono da 17ª colocação, o Bahia abre o Z4 com 40 pontos conquistados em 35 jogos. A vitória sobre o Grêmio na última rodada aliviou um pouco a pressão de ser ultrapassado na tabela e, aproveitando a derrota do Athletico-PR, deixou a equipe a apenas dois pontos de deixar a "zona da degola".

Para deixar a zona de rebaixamento ainda nesta rodada, o Bahia tem uma missão dura. É necessário conseguir uma vitória sobre o Atlético-MG que, se vencer, garante o título da competição. Além disso, é necessário torcer para que Athletico-PR ou Cuiabá, clube que se enfrentarão na sexta-feira, 3, percam.

Depois disso, será necessário vencer seus jogos para se manter fora da zona de perigo. Em suas últimas três rodadas, a equipe soteropolitana enfrenta Atlético-MG, Fluminense e Fortaleza, encerrando sua participação na temporada fora de casa.

Athletico-PR, Cuiabá, Juventude e Atlético-GO

Com 42, 43, 43 e 44 pontos, respectivamente, as equipes ainda não escaparam completamente do rebaixamento e, provavelmente, brigam para ficar fora da última vaga. O que apimenta essa disputa é o confronto direto entre Athletico e Cuiabá, onde qualquer resultado é complicado.

Em caso de empate, as duas equipes seguem próximas do Z4. Contudo, quem vencer a partida, afunda o adversário e consegue respirar com mais calma na competição. Além disso, o Juventude enfrenta o São Paulo, que também tem chances de queda, mas não tantas.

- Confrontos de cada clube:
Athletico-PR: Cuiabá, Palmeiras e Sport;
Cuiabá: Athletico-PR, Fortaleza e Santos;
Juventude: Fortaleza, São Paulo e Corinthians;
Atlético-GO: Chapecoense, Internacional e Flamengo;

São Paulo e Santos

As equipes paulistas são as únicas do Brasil que nunca foram rebaixadas, juntamente com o Flamengo, e parece que não será nesta temporada. Apesar de existirem chances matemáticas, seriam necessárias uma combinação muito específica de resultados.

Basicamente, as equipes teriam que perder todos os seus jogos. Enquanto isso, as equipes abaixo delas precisariam vencer pelo menos uma de suas partidas para subir na tabela. Com isso, fazendo sua parte, os gigantes paulistas deverão permanecer na primeira divisão por mais um ano.

- Confrontos de cada clube:
São Paulo: Grêmio, Juventude e América-MG;
Santos: Flamengo e Cuiabá;

O Campeonato Brasileiro termina em uma semana, na quinta-feira, 9, e os próximos jogos são cruciais para a definição e planejamento dos clubes para a próxima temporada, sendo na Série A ou na Série B.

Nesta quinta-feira, 2, Grêmio e São Paulo se enfrentam nesta quinta-feira, 2, em uma briga direta contra o rebaixamento. Para a partida, o Imortal ganhou o reforço da escalação do lateral-direito Rafinha, que foi liberado pelo STJD e pode ser utilizado por Vagner Mancini.