Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL

Competição histórica! Relembre a primeira edição da UEFA Champions League

Torneio europeu se tornou uma das principais disputas no calendário do futebol mundial

Guilherme Assumpção Publicado em 18/05/2020, às 19h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Orelhuda tão cobiçada pelos clubes - GettyImages
Orelhuda tão cobiçada pelos clubes - GettyImages

A Champions League é o maior torneio entre clubes e o mais preferido pelos amantes do futebol. Com grande qualidade técnica e alta competição entre as equipes, o torneio é um dos mais especiais no calendário do futebol mundial.

Mas você sabe quando aconteceu a primeira edição da Champions? Qual foi o primeiro campeão do torneio? Quem marcou o primeiro gol da história? Para responder todas estas perguntas, o SportBuzz separou todos os detalhes da competição mais charmosa do mundo. Confira!

INÍCIO E FORMATO

Na temporada 1955-1956, a Champions League ainda não recebia esta nomenclatura. Na época, o torneio era chamado de Copa dos Campeões Europeus e reunia grandes equipes do continente europeu.

Sua primeira edição contou com a presença de 16 times. Os clubes foram divididos a partir das oitavas de final e os jogos aconteciam no formato ida e volta. Apenas a grande decisão foi realizada em partida única.

CLUBES

Milan / Aarhus, da Dinamarca / Anderlecht, da Bélgica / Djurgården, da Suécia / Gwardia Warszawa, da Polônia / Hibernian, da Escócia / Partizan, da Iugoslávia / PSV Eindhoven / Rapid Wien, da Áustria / Real Madrid / Rot-Weiss Essen, da Alemanha Ocidental / Saarbrücken / Servette, da Suíça, Sporting / Stade de Reims / Vörös Lobogó, da Hungria

PRIMEIRO JOGO E PRIMEIRO GOL

A partida que entrou para a história da Champions League foi o empate em 3 a 3 entre Sporting e Partizan. Este jogo aconteceu no dia 4 de setembro de 1955 e foi considerado o primeiro confronto da história da competição.

Já o primeiro gol também saiu neste duelo. O jogador João Baptista Martins, do Sporting, foi o atleta que balançou as redes da Champions League pela primeira vez.

TRAJETÓRIA DO CAMPEÃO

O primeiro título da Champions League ficou com o Real Madrid, equipe que se tornaria a maior vencedora da história do torneio com 13 troféus. O primeiro confronto eliminatório aconteceu contra o Servette. Na partida de ida, os merengues venceram por 2 a 0 e completaram a eliminação do rival com uma goleada por 5 a 0 no jogo de volta.

Nas quartas de final, o Real encontrou mais dificuldade para despachar o Partizan. Na ida, resultado de 4 a 0 para o time espanhol. Porém, na partida de volta, o clube quase foi surpreendido ao ser derrotado pelo placar de 3 a 0.

Real Madrid é o maior vencedor da história da Champions com 13 títulos (Crédito: GettyImages)

A semifinal foi diante do rival mais tradicional da competição. Com o resultado de 4 a 2 na ida, o Madrid abriu boa vantagem sobre o Milan. O placar possibilitou que os espanhóis fossem derrotados por 2 a 1 no jogo de volta e carimbassem a vaga na grande decisão.

A primeira final da história da Champions League aconteceu entre Real Madrid e Stade de Reims, da França. Em partida única, o time merengue levantou o troféu da “Orelhuda” ao derrotar os adversários por 4 a 3. Os gols foram marcados por Di Stefano, Marquitos e Héctor Rial, duas vezes.

TABELA DA CHAMPIONS LEAGUE 1955-1956

OITAVAS DE FINAL (PLACAR AGREGADO)

Sporting 5-8 Partizan

HTK 10-4 Anderlecht

Servette 0-7 Real Madrid

Rot-Weiss Essen 1-5 Hibernian

Djurgårdens IF 4-1 Gwardia Warszawa

AGF 2-4 Stade de Reims

Rapid Viena 6-2 PSV

Milan 7-5 Fußball-Club Saarbrücken

QUARTAS DE FINAL (PLACAR AGREGADO)

Djugårdens IF 1-4 Hibernian

Stade de Reims 8-6 MTK

Real Madrid 4-3 Partizan

Rapid Viena 3-8 Milan

SEMIFINAIS (PLACAR AGREGADO)

Real Madrid 5-4 Milan

Stade de Reims 3-0 Hibernian

FINAL (JOGO ÚNICO)

Real Madrid 4-3 Stade de Reims


5 itens que os torcedores do Real Madrid vão amar

1- Mochila G Sport Real Madrid - https://amzn.to/2BAyFO7

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/31DrYp5

3- Livro Maquete 3D Estádio Real Madrid Bernabéu - https://amzn.to/2WbfsMC

4- Placa Decorativa Real Madrid - https://amzn.to/32QuM3P

5- Boné Real Madrid  - https://amzn.to/2BEbjXO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.