Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PEP DISSE...

Como a "teoria de Pep Guardiola" pode definir quem será o campeão brasileiro?

O treinador possui uma famosa teoria, como se fosse uma "receita" para vencer as ligas nacionais

Marcello Sapio Publicado em 19/01/2021, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Teoria de Guardiola" pode definir o Campeonato Brasileiro? - Getty Images
"Teoria de Guardiola" pode definir o Campeonato Brasileiro? - Getty Images

Pep Guardiola revolucionou o futebol moderno. Com as suas ideias, influenciadas por Cruyff e pela Seleção Brasileira de 1970, o treinador espanhol moldou muito do que é parâmetro para o "jogo bem jogado".

E, como grande pensador do esporte, suas ideias e teorias são escutadas e lidas por todo o mundo. Uma delas, em especial diz sobre "como ganhar uma liga nacional".

Em seu livro, traduzido em português com o nome "Confidencial", trazido pela Editora Grande Área, ele traz essa tese, que veio a ser batizada de "teoria de Guardiola" e hoje é como um mantra nos torneios de pontos corridos.

"Uma liga se vence nos sete primeiros jogos, e se perde nos últimos oito", diz o catalão.

Mas será que isso pode ser aplicado para o Campeonato Brasileiro? Nesta quarta-feira, 20, se inicia essa "reta final" dos oito jogos, que, como profecia Guardiola, são as que fazem um time perder o torneio.

Para projetar essa análise, fora usado os seis times que ainda brigam pelo título brasileiro: São Paulo, Internacional, Atlético-MG, Grêmio, Flamengo e Palmeiras.

A TEORIA DE GUARDIOLA NOS SEIS PRIMEIROS DO BRASILEIRÃO:

SÃO PAULO
(ATUALMENTE: 1º / NA SÉTIMA RODADA: 2º)

O tricolor paulista começou o campeonato em baixa, sendo eliminado de forma vexatória no Campeonato Paulista e na fase de grupos da Libertadores. 

Porém, Fernando Diniz conseguiu ajeitar a equipe e ficou quase um turno na liderança, mas nas últimas três rodadas, não venceu e viu a sua distância cair para apenas três pontos.

Na sétima rodada, o tricolor ocupava justamente a 2ª posição, com 13 pontos, tendo quatro vitórias e um empate.

Agora, para as últimas oito rodadas, a jornada não é a das mais tranquilas, com duelos diretos com Internacional, Palmeiras, Grêmio e Flamengo (sendo esse último na rodada 38).

INTERNACIONAL
(ATUALMENTE: 2º / NA SÉTIMA RODADA: 1º)

O Internacional é outro que viveu altos e baixos na temporada (e qual time que não, né?).

Sob o comando de Coudet, o clube estava vivo nas três competições que disputava, mas viu seu comandante sair para assumir o Celta de Vigo, da Espanha.

O escolhido para substituir foi o Abel Braga, que começou mal, sendo eliminado das Copas. Porém, nos últimos seis jogos, foram seis vitórias e o time postulante ao título nacional.

Na sétima rodada, o colorado era o líder, com 16 pontos (5v-1e-1d). Agora, nas últimas oito rodadas, o Inter tem duelos contra São Paulo, Grêmio e Flamengo.

ATLÉTICO-MG
(ATUALMENTE: 3º / NA SÉTIMA RODADA: 3º)

O galo foi um dos times que mais investiu na temporada de 2020. Além de trazer o badalado Sampaoli, gastou um verdadeiro caminhão de dinheiro com diversos reforços.

No começo, o time mineiro conseguiu até relativo sucesso, chegando a assumir a liderança, mas oscilou e atualmente está em alta.

Nas sete primeiras rodadas, o time estava na mesma posição em que está agora, 3ª posição, com 12 pontos (4v-0e-2d). Agora, nas oito últimas, o alvinegro terá uma sequência, na teoria, mais tranquila.

Os adversários diretos na reta final são Grêmio e Palmeiras, tendo, ainda o Santos, porém, é será no dia 26, o último jogo do peixe antes da final da Libertadores.

FLAMENGO
(ATUALMENTE: 4º / NA SÉTIMA RODADA: 6º)

O Flamengo, por questões óbvias, era tido como o principal favorito para ganhar todos os títulos no ano de 2020, mas a saída de Jorge Jesus abalou as estruturas na gávea.

Com uma passagem ruim de Domenéc e uma instabilidade de Ceni, além das eliminações nas copas, o rubro-negro vai com tudo para tentar ganhar um título relevante na temporada.

Nas sete primeiras rodadas, o rubro-negro estava na 6ª posição com 11 pontos (3v-2e-2d).

Agora, nos últimos oito compromissos, o Flamengo enfrentará ninguém menos que Palmeiras, Grêmio, Inter e São Paulo, além de ter um clássico contra o Vasco e contra o Corinthians.

PALMEIRAS
(ATUALMENTE: 5º / NA SÉTIMA RODADA: 8º)

O alviverde paulista pode-se afirmar que é um dos grandes destaques da temporada, sendo o único clube ainda vivo nas três principais competições: Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

Tendo um grande avanço técnico com a chegada do treinador Abel Ferreira, o verdão acumula resultados expressivos, por isso muitos colocam o time como um os favitos, mesmo estando relativamente longe.

Nas primeiras sete rodadas, ainda sob o comando de Luxemburgo, o Palmeiras estava na 8ª colocação, com 10 pontos (2v-4e-0d). Apesar se ser, na época, o único time invicto, o excesso de empates e um futebol pouco vistoso não convencia.

Agora, para as últimas rodadas, além das finais de Copa do Brasil e da Libertadores, além de um possível mundial (caso vença o torneio sul-americano), Abel terá de quebrar a cabeça para conciliar a maratona.

Flamengo, São Paulo e Atlético-MG são os confrontos diretos.

GRÊMIO
(ATUALMENTE: 6º / NA SÉTIMA RODADA: 16º)

O Grêmio, sob o comando de Renato Gaúcho, é sempre um postulante ao título. Na final da Copa do Brasil, o tricolor quer desmitificar a fama de "time copeiro" e mostrar que sabe ganhar em pontos corridos também.

O início do tricolor gaúcho não foi bom, fazendo com que até o Renato balançasse no cargo. Na 7ª rodada, eles estavam na 16ª colocação, ou seja, o primeiro fora do Z4, com apenas sete pontos ganhos e uma vitória.

Porém, o time conseguiu se recuperar de forma magistral e, mesmo sem ter chegado a liderança, ninguém ousa duvidar do potencial do Grêmio.

Para isso, os gaúchos tem uma sequência de jogos nada fácil. A começar com Atlético-MG, Internacional e Flamengo, em sequência. Além deles, ainda enfrenta o São Paulo e o Santos.