Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL!

Com recorde de campeões, Série B de 2021 promete dificultar ambições dos times; veja projeção!

Torneio nacional deve ser uma das edições mais complicadas para quem briga pelo retorno à Série A

Redação Publicado em 18/02/2021, às 16h52 - Atualizado às 17h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Série B 2021 deve ser uma das mais difíceis da história - GettyImages
Série B 2021 deve ser uma das mais difíceis da história - GettyImages

Com a proximidade do término de mais uma temporada do futebol brasileiro, os clubes correm contra o tempo para alcançar os objetivos estabelecidos no início do ano. Porém, a reta final do Brasileirão costuma ser muito dramática para algumas equipes.

Com o risco de rebaixamento batendo na porta, os times jogam todos os esforços nas últimas rodadas para evitar o pior. Contudo, a queda para a segunda divisão no ano de 2021 pode ser ainda mais prejudicial do que o normal.

Isso porque a Série B de 2021 igualou o maior número de campeões brasileiros. Com a queda do Coritiba, o torneio terá cinco vencedores do Campeonato Brasileiro ao longo da história. Além disso, esse número pode aumentar com a definição das últimas vagas.

Pensando nisso, o SportBuzz decidiu preparar uma projeção da disputa da Série B 2021, que deve ser uma das mais difíceis dos últimos anos. De acordo com o calendário da CBF, o início da competição está marcado para o dia 29 de maio. Confira!

Equipes confirmadas na disputa da Série B 2021 (Crédito: GettyImages / Divulgação)

Com a presença já garantida de Cruzeiro, Coritiba, Botafogo e Guarani, a Série B igualou o recorde de times campeões brasileiros. Apenas nos anos de 2005 e 2006, a competição teve quatro equipes vencedoras do Brasileirão.

Além disso, o equilíbrio entre as equipes vem aumentando cada vez mais. Sem o mesmo orçamento alcançado na disputa da Série A, os clubes enfrentam maiores dificuldades para garantir o acesso logo no primeiro ano na segunda divisão.

Equipes confirmadas na disputa da Série B 2021 (Crédito: GettyImages / Divulgação)

Um exemplo disso é o momento do Cruzeiro, que vive grave crise financeira e enfrentou sérias dificuldades para se manter na Série B, inclusive. Apesar da punição imposta pela Fifa, a Raposa esteve longe de garantir vaga na primeira divisão.

Para completar, as equipes com menos tradição têm realizado ótimos trabalhos de gestão futebolística. No ano de 2020, por exemplo, Cuiabá e Juventude garantiram o acesso mesmo sem grande investimento na montagem do elenco.

Equipes confirmadas na disputa da Série B 2021 (Crédito: GettyImages / Divulgação)

Pensando na temporada de 2021, a pressão sobre os times grandes deve ser ainda maior. Além da tristeza pelo rebaixamento, as equipes devem se preocupar com a receita financeira, já que a permanência na Série B por mais de uma temporada é extremamente prejudicial para o futuro do clube.

Apesar disso, a disputa deve ser muito emocionante. Com times de muita história ao longo do Brasileirão e clubes que possuem planejamento ambicioso, a Série B de 2021 promete ser bastante disputada para definir os quatro donos das vagas para a primeira divisão.

CLUBES CONFIRMADOS NA SÉRIE B 2021

Avaí, Botafogo, Brasil de Pelotas, Brusque, Confiança, Coritiba, CRB, Cruzeiro, CSA, Goiás, Guarani, Londrina, Náutico, Operário-PR, Ponte Preta, Remo, Sampaio Corrêa, Vila Nova-GO e Vitória.

Equipes confirmadas na disputa da Série B 2021 (Crédito: GettyImages / Divulgação)

ÚLTIMAS VAGAS PARA 2021

Ainda no aguardo pelo fim do Brasileirão da Série A, algumas equipes possuem chances de integrar a lista de participantes da Série B. Bahia, Vasco e Fortaleza lutam para se manter na primeira divisão ao longo de 2021.

Mesmo com a chance de queda, Fortaleza e Bahia se encontram em situação mais confortável em relação aos rivais. Do outro lado, o Vasco precisa de verdadeiro milagre para se manter na elite do Brasileirão.

No caso de rebaixamento de Vasco ou Bahia, a Série B vai quebrar o recorde de maior número de campeões brasileiros em uma edição do torneio nacional. Até o momento, a competição apenas igualou o recorde.

Equipes confirmadas na disputa da Série B 2021 (Crédito: GettyImages / Divulgação)

JOGOS RESTANTES:

38ª RODADA

Fluminense x Fortaleza – Quinta-feira, dia 25 (21h30)

Vasco x Goiás – Quinta-feira, dia 25 (21h30)

Bahia x Santos – Quinta-feira, dia 25 (21h30)