Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO

Com Itália e Portugal, sorteio define grupos da repescagem da Copa

Ao todo, doze seleções europeias disputam as últimas vagas para a Copa do Mundo de 2022; entenda o sorteio que será realizado nesta sexta-feira

Redação Publicado em 26/11/2021, às 11h57 - Atualizado às 12h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Com Itália e Portugal, sorteio define grupos da repescagem da Copa - GettyImages
Com Itália e Portugal, sorteio define grupos da repescagem da Copa - GettyImages

Doze seleções europeias, entre elas Itália e Portugal, seguem em disputa por três vagas na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Nesta sexta-feira, 26, às 13h (de Brasília), a Fifa vai definir em sorteio o chaveamento da repescagem para o Mundial do ano que vem, em Zurique, na Suíça.

A repescagem europeia está marcada para ser disputada no final do março. Além de italianos e portugueses, estão na disputa a Suécia de Ibrahimovic e a Polônia de Lewandowski. Completam as 12 seleções: Escócia, Rússia, País de Gales, Macedônia do Norte, Turquia e Ucrânia, que foram os dez segundos colocados das Eliminatórias; e Ásutria e República Tcheca, dois classificados por pontuação na Liga das Nações.

O sorteio desta sexta-feira vai dividir os 12 países em três grupos, com quatro equipes cada. A disputa dos play-offs contará com semifinal e final, ambos em jogo único, e o vencedor de cada chave carimba a vaga para a Copa do Catar. Portugal, Escócia, Itália, Rússia, Suécia e País de Gales estarão no Pote 1, por conta da campanha nas Eliminatórias, e decidem a semifinal em casa. Um novo sorteio definirá o mando de campo das finais.

Cada grupo terá duas seleções do primeiro pote e duas do segundo, sendo que os cabeça de chave não podem se enfrentar na semifinal. As semifinais e finais estão marcadas para os dias 24 e 29 de março de 2022, respectivamente. Os horários ainda serão definidos pela Uefa.

Pote 1:

PortugalEscócia
Itália
Rússia
Suécia
País de Gales

Porte 2:

Turquia
Polônia
Macedônia do Norte
Ucrânia
Áustria
República Tcheca

Seleção Italiana vai à repescagem (Crédito: GettyImages)

O sorteio começará pela distribuição das seis equipes do Pote 1 às semifinais 1, 2, 3, 4, 5 e 6, respectivamente, como equipe da casa. A primeira seleção sorteada disputará a semi 1, a segunda a semi 2 e assim sucessivamente. Os times do Pote 2 completarão as partidas, seguindo a mesma ordem de sorteio. As semifinais 1 e 2 pertencem ao Grupo a da repescagem, as semis 3 e 4 ao Grupo B e as semis 5 e 6 ao Grupo C.

Confira as seleções já classificadas à Copa do Mundo

Após a disputa da Data Fifa de novembro, a última de 2021, a Copa do Mundo do Catar conheceu 13 seleções classificadas ao Mundial. Além do país sede, Brasil, Argentina, Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha garantiram vaga na disputa.