Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / VITÓRIA EMOCIONANTE

Com gol no final, Barcelona vence o Valladolid e fica a um ponto da liderança da La Liga

Em um dia inspirado do goleiro adversário, Dembélé marca nos 45 do segundo tempo para dar a vitória ao Barça

Redação Publicado em 05/04/2021, às 15h35 - Atualizado às 18h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dembélé e os companheiros comemorando o gol da vitória do Barça - Getty Images
Dembélé e os companheiros comemorando o gol da vitória do Barça - Getty Images

Nesta segunda-feira, 5, o Barcelona recebeu o Valladolid, no Camp Nou, em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Espanhol. Antes de entrar em campo, o clube catalão era o terceiro colocado da La Liga e precisava da vitória para assumir a vice-liderança e ficar apenas um ponto atrás do líder Atlético de Madrid.

ESCALAÇÕES

BARCELONA: Ter Stegen; Lenglet, De Jong e Mingueza; Dest, Busquets, Pedri e Jordi Alba; Messi e Griezmann; Dembélé.

VALLADOLID: Masip; Javi Sánchez, Bruno e Olaza; Janko, Roque Mesa, Plano, Alcaraz e Nacho Martinez; Guardiola e Kenan.

1º Tempo

A primeira chance real de perigo no jogo saiu apenas aos oito minutos, quando Janko cruzou da ponta direita, Kodro subiu muito bem na primeira trave e o cabeceio explodiu no travessão do gol de Ter Stegen. Depois disso, aos 10, Messi cobrou escanteio aberto da esquerda e Mingueza cabeceou cruzado na primeira trave, porém Masip se esticou e defendeu com segurança.

Aos 14, Messi tabelou com Busquets e sofreu falta. Na cobrança, o argentino chutou colocado, por fora da barreira, mas a bola saiu à direita do gol.

Aos 23, Roque Mesa recebeu de Janko pela faixa central, chutou colocado de primeira e a bola saiu raspando a rede por cima do gol. Um pouco depois, aos 27, Griezmann recebeu o primeiro cartão amarelo da partida, por uma solada em Óscar Plano, no campo de ataque do Barcelona.

O Barça ficava mais tempo com a bola no início do jogo, mas o Valladolid jogava de igual para igual com o adversário.

Com 31 no relógio, Griezmann recebeu ótimo passe de Pedri pelo lado esquerdo da área e cruzou para o meio. Dembélé subiu junto com Messi e não conseguiu cabecear como gostaria, ficando fácil para Masip defender no alto.

Aos 39, Bruno González recebeu o primeiro cartão amarelo do Valladolid após puxar Pedri e impedir o avanço do meia culé. Um pouco depois, Mingueza também foi advertido por uma falta em Kodro.

No fim da primeira etapa, Pedri finalizou rasteiro de fora da área, Masip resvalou na bola, que ainda bateu na trave e na sequência, o goleiro conseguiu se levantar e completar a defesa. Foi a chance mais perigosa do Barcelona no jogo, até então.

2º Tempo

A primeira chance do segundo tempo surgiu aos nove minutos, quando Lenglet chutou cruzado de longe e Masip defendeu em dois tempos. Depois disso, aos 11, Olaza apareceu como elemento surpresa no campo de ataque, invadiu a área pela esquerda e chutou colocado, mas mandou na rede pelo lado de fora.

O Barcelona respondeu a altura. Messi finalizou rasteiro de fora da área e Masip defendeu com segurança no cantinho esquerdo. No minuto seguinte, Dembélé recebeu ótimo passe em profundidade, finalizou forte e rasteiro, mas o goleiro espanhol espalmou novamente. No rebote, Griezmann cabeceou para fora.

Minutos depois, substituições para ambos os lados. Ronald Koeman tirou Mingueza, Griezmann e Busquets, para a entrada de Ronald Araújo, Trincão e Braithwaite. Já o técnico do Valladolid, Sérgio González, chamou apenas Hervías para entrar no lugar de Janko.

Aos 21, Trincão bateu colocado da entrada da área e Masip encaixou no centro do gol com segurança. A essa altura do jogo a pressão era total da equipe da casa, que só não abriu o placar por conta das excelentes defesas do goleiro adversário.

Aos 26, Dembélé tocou para o meio, Pedri deixou passar propositalmente, para Messi que vinha chegando. O argentino bateu de primeira, mas mandou rente à trave direita. No minuto seguinte, Guardiola foi advertido com cartão amarelo por uma falta em cima de Lenglet.

Na sequência, mais uma substituição para cada lado. Pedri saiu para a entrada de Moriba e Sergi Guardiola deu lugar a Marcos André, pela equipe visitante.

Aos 33, Óscar Plano deu uma entrada dura em Dembélé, matou o contra-ataque do Barcelona e foi expulso de forma direta. Masip, capitão da equipe, foi reclamar com o árbitro e foi advertido com cartão amarelo.

Nos minutos finais, com um homem a menos, a equipe do Valladolid se fechou próxima da sua área e passou apenas a se defender da pressão exercida pelo Barça.

Aos 43, Trincão cruzou fechado da ponta esquerda, Moriba apareceu livre na segunda trave e, com pouco ângulo, cabeceou na rede pelo lado de fora.

O jogo passou a ser um completo ataque contra defesa. Até que, aos 45 do segundo tempo, De Jong cruzou do lado direito, a bola resvalou em Ronald Araújo dentro da área e sobrou para Dembélé, que bateu de primeira e abriu o placar para o Barcelona, sem chances para o goleiro.

Com esse resultado, o Barça subiu para a segunda colocação na tabela e está apenas um ponto atrás do líder Atlético de Madrid. Os catalães voltam a campo no sábado, 10, para enfrentar o Real Madrid, no Estádio Alfredo Di Stéfano.