Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MERCADO DA BOLA

Com 'Deadline Day' movimentado, SportBuzz analisa contratações; confira!

Na quinta-feira, 1º de setembro, a janela de transferências europeia foi oficialmente fechada, e o 'Deadline Day' contou com diversas contratações de última hora

Giulia Vanni Publicado em 02/09/2022, às 16h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mercado da Bola agitou o futebol europeu nesta semana - Getty Images
Mercado da Bola agitou o futebol europeu nesta semana - Getty Images

Na quinta-feira, 1º de setembro, a janela de transferências europeia foi oficialmente fechada. No que chamamos de “Deadline Day”, o último dia do mercado da bola foi extremamente agitado. Com contratações inesperadas, retornos a ex-clubes e transferência para rivais, o SportBuzz analisou as últimas mudanças no mercado da bola.

Logo cedo, saíram as primeiras notícias sobre a contratação de Arthur, meia brasileiro da Juventus e com passagem no Barcelona, pelo Liverpool. O time vinha sofrendo desde o início da temporada com desfalques por lesões no meio de campo e, na última oportunidade, encaminhou o empréstimo do reforço. A conversa inicial teria acontecido na quarta-feira à noite, após a partida pela Premier League contra o Newcastle United.

Apesar das primeiras informações constatarem que não, haverá sim a opção de compra do clube inglês, na próxima janela de verão europeu, por 37,5 milhões de euros. A contratação aconteceu de forma desesperada por parte dos Reds, que perderam as oportunidades de contratar os demais meio-campistas que interessavam a Jurgen Klopp. Por se tratar de apenas um empréstimo, o jogador só tem a agregar à equipe, que precisa de mais opções de meio de campo para a rodagem de elenco durante a temporada.

O Barcelona foi um grande nome no deadline day, aparecendo tanto nas vendas, quanto nas contratações. O clube catalão trabalhou diretamente com os times londrinos: vindo do Arsenal, contratou o lateral Héctor Bellerín para um dos setores mais desfalcados da equipe, junto de Marcos Alonso, do Chelsea.

De forma muito interessante, ambos os laterais contratados pelo time blaugrana têm relações com ele em seus passados. O lateral direito iniciou sua formação de base no Barça, clube de sua cidade natal, enquanto o lateral esquerdo é filho de ex-jogador do time, mas fez a categoria de base no rival, Real Madrid.

Aubameyang em ação pelo Barcelona
Chelsea anunciou a chegada de Aubameyang (Crédito: GettyImages)

A última grande atuação do Barça nesta janela foi uma venda: Aubameyang para o Chelsea. O jogador, que passou apenas meia temporada na Catalunha, foi contratado de graça em janeiro, e sai agora por 12 milhões de euros. Auba é ex-Arsenal, clube onde passou quase 4 anos da sua carreira e foi artilheiro da Premier League. Agora, o jogador retorna ao futebol inglês para atuar pelos rivais dos Gunners.

A saída de Aubameyang, com as grandes contratações para o ataque do Barcelona, como Lewandowski, era esperada. Foi um bom investimento para o Chelsea, que apesar de ter contratado um centroavante na última janela, o Lukaku, por mais de 100 milhões de euros, já emprestou o jogador para a Inter de Milão. A nova contratação deve suprir a carência de um camisa 9 na equipe dos Blues.

Zakaria em ação pela Juventus
Chelsea fechou a contratação de Denis Zakaria (Crédito: GettyImages)

O Chelsea também encaminhou o empréstimo de Denis Zakaria, volante de 25 anos que pertence à Juventus. Além da venda de Marcos Alonso, também anunciou a saída de Michy Batshuayi para o Fenerbahçe, com um possível acordo para o Nottingham Forest falhando nas horas finais da janela de transferências.

Ainda no futebol inglês, o Nottingham Forest encaminhou a contratação de Serge Aurier, lateral direito. O ex-Tottenham retorna ao futebol inglês de graça, em contratação “free-agent”. O Fulham, por sua vez, anunciou mais um brasileiro de chegada: Willian. O ex-Corinthians é a segunda contratação vinda do futebol brasileiro feita pelo clube nesta janela. O jogador teve seu contrato rescindido com o time paulista e se juntará a Andreas Pereira, ex-Flamengo.

Carlos Soler em ação com a Espanha
PSG vai contar com o talento de Carlos Soler nesta temporada (Crédito: GettyImages)

No futebol francês, o Paris Saint-Germain usou o deadline day para anunciar Carlos Soler, meio-campista talentoso de saída do Valencia, da Espanha. A contratação se deu por apenas 18 milhões de euros. O jogador tem recebido oportunidades na Seleção Espanhola e mostra muito potencial em bolas paradas e na criação de jogadas, podendo ser muito utilizado pela equipe parisiense.

O PSG também anunciou o empréstimo de Julian Draxler, que já não tinha mais tanto espaço no ataque da equipe, para o Benfica. O clube português recebeu muito dinheiro com a venda de seu principal jogador da última temporada, Darwin Núñez, para o Liverpool. Além de Draxler, a equipe que está classificada para a Champions League também contratou o brasileiro David Neres, ex-Ajax.

A janela de transferências foi muito agitada, principalmente para o futebol inglês, que bateu recorde em gastos de contratações, com o total de 2,2 bilhões de euros. Este valor supera as transferências da Serie A, League One e La Liga somadas. Foram gastos 742,2 milhões de euros pela liga italiana, 558 milhões de euros pela francesa e 505 milhões de euros pela espanhola, com um total de 1,8 bilhões de euros.