Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SERÁ?!

Colunista diz que o Atlético-MG estrutura SAF, e mecenas busca sócio!

Seguindo a moda de alguns clubes brasileiros, o Atlético-MG estrutura SAF, e mecenas busca sócio para comprar o clube ainda em 2022

Redação Publicado em 28/02/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atlético-MG estrutura SAF - Getty Images
Atlético-MG estrutura SAF - Getty Images

Como vimos acontecer com o Vasco, que foi comprado pelo 777 Partners (grupo de investidores internacionais) e com o Botafogo, que agora tem o executivo norte-americano John Textor como proprietário, o Atlético-MG também estrutura a formação de uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol), podendo ser vendido ainda em 2022.

Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o empresário Rubens Menin, dono da construtora MRV e mecenas do Atlético-MG, já vem buscando um sócio para comprar a SAF do atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil! Isso seria mais uma prova que essa é a tendência dos clubes brasileiros.

Canal - SportBuzz!

Além disso, uma parte do valor de compra que o magnata exerceria seria para pagar as inúmeras dívidas que o Galo tem com o investidor. Segundo Lauro Jardim, a ideia do mecenas seria realizar o negócio ainda neste ano, sem ficar para trás dos outros clubes que adotaram o formato. 

Atlético-MG estrutura SAF
Atlético-MG estrutura SAF e mecenas busca sócio para 2022 - Crédito: Pedro Souza / Atlético/ Flickr

Apesar disso, as declarações de Rubens Menin para o site Superesportes negando o plano de adquirir a SAF dos mineiros deixam os torcedores do Atlético-MG com os pés no chão e focados apenas no time em campo, que vem dando resultados, grandes títulos e expectativa por conquistas ainda maiores!

"Não faz parte dos meus planos (adquirir a SAF). O Atlético ainda não deu nenhum passo em relação à SAF. O primeiro passo é pautar no Conselho, e isto ainda não aconteceu", disse o mecenas. Nada é definitivo no futebol, mas pode ser que a fala tenha sido para diminuir expectativas.

Vale ressaltar que o Galo tem uma das maiores dívidas do Brasil, como admitiu o próprio presidente do clube, Sérgio Coelho, em uma entrevista recente. O presidente ainda disse que se não fosse pelo investimento de Menin, os mineiros estariam sem dinheiro e na 2ª divisão, como o rival Cruzeiro.

"A família Menin, juntamente com o Ricardo Guimarães e o Renato Salvador, estão salvando o Atlético", disse o presidente Coelho, que prosseguiu: "O Atlético está com uma dívida que é a maior dívida do futebol brasieiro. Se não fossem os Menin colocarem dinheiro no Atlético, o clube já estaria na 2ª divisão, e em uma situação muito pior que a de outros grandes clubes, que hoje têm as piores situações financeiras", completou o presidente. 

Como vimos em 2021, esse aporte financeiro dos mecenas possibilitou a formação de uma equipe competitiva, com grandes nomes como Hulk, Diego Costa, Keno, entre outros. Isso rendeu o bi do Brasileiro pela primeira vez de 1971 e a segunda Copa do Brasil (primeira em 2014) na história do clube.