Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PREMIER LEAGUE

Clubes pressionam Premier League para reunião de emergência após venda do Newcastle, diz jornal

Newcastle foi comprado por um fundo de investimentos da Arábia Saudita, e negociação gerou debate na Inglaterra

Redação Publicado em 09/10/2021, às 11h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Clubes pressionam Premier League para reunião de emergência após venda do Newcastle, diz jornal - GettyImages
Clubes pressionam Premier League para reunião de emergência após venda do Newcastle, diz jornal - GettyImages

Após a compra do Newcastle por um fundo de investimentos da Arábia Saudita, os outros 19 clubes da Premier League estão pedindo à liga uma reunião de emergência para a próxima semana. A informação é do jornal “The Guardian”.

De acordo com a publicação, os clubes querem debater sobre a origem do dinheiro que tornou o Newcastle um dos mais ricos do futebol europeu. A preocupação seria em comprometer a Premier League.

Na última quinta-feira, 7, os Magpies anunciaram a venda do clube. Os valores da negociação não foram divulgados, mas de acordo com a imprensa inglesa, a compra se deu por cerca de 300 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões).

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman, é o líder do fundo de investimentos (PIF) públicos do país, responsável pela aquisição do time inglês. O PIF tem um patrimônio de mais de 320 bilhões de libras (R$ 2,4 trilhões).

O príncipe tem seu nome atribuído ao assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi, em 2018. A inteligência dos Estados Unidos aponta o herdeiro do trono como responsável por ordenar o assassinato e esquartejamento do jornalista no consulado saudita em Istambul, na Turquia, em 2018. Salman nega que tenha sido o mandatário.

Além disso, ele é acusado de violar os direitos humanos por prender e executar pessoas que vão contra seu governo. Em 2017, 11 príncipes e dezenas de ministros foram presos repentinamente.

Com quatro títulos ingleses em sua história, o Newcastle é o atual vice-lanterna da Premier League, com apenas três pontos na 19ª colocação. O último campeonato conquistado foi na temporada 1926/27.

Venda do Newcastle

As negociações começaram há mais de um ano e foram retomadas agora. Um acordo entre os sauditas e a emissora “belN Sports”, do Catar, foi responsável pela retomada das negociações pela aquisição do clube.

Em julho de 2020, a Premier League e o governo inglês acusaram a Arábia Saudita de piratear a transmissão da liga no país e, assim, a negociação foi encerrada.

A aproximação entre o clube e o fundo de investimento gerou debate sobre o uso do futebol por governos ditatoriais como forma de apagar ações que violam os direitos humanos, sendo um caso chamado de “Sportswashing”. No ano passado, a ONG Anistia Internacional alertou a liga inglesa sobre a operação.

O antigo proprietário do Newcastle era o empresário britânico Mike Ashley, que estava no comando do clube desde 2017.