Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Futebol » MANIFESTO

Clubes divulgam manifesto em apoio à MP dos direitos de transmissão de futebol

Clubes da Série A do Campeonato Brasileiro assinam carta que explica o posicionamento

Redação Publicado em 17/07/2020, às 08h35

Clubes divulgam manifesto em apoio à MP dos direitos de transmissão de futebol
Clubes divulgam manifesto em apoio à MP dos direitos de transmissão de futebol - GettyImages

Na última quinta-feira, 16, clubes da Séria A do Campeonato Brasileiro divulgaram um manifesto em apoio à Medida Provisória 984, que dá o direito de transmissão do jogo ao clube mandante.

O manifesto deverá ser usado para fazer pressão para que o Congresso vote e aprove o texto, editado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no último dia 18 de junho. A MP determina que o time mandante do jogo tenha o direito de arena e transmissão das partidas.

Assinaram o documento: Athletico, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Ceará, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Fortaleza, Goiás, Internacional, Palmeiras, Bragantino, Santos, Sport e Vasco.  Apenas São Paulo, Grêmio, Fluminense e Botafogo não assinaram o manifesto.

A carta publicada pelos clubes nas redes sociais, defende, em quatro tópicos, que a MP vai estimular a união entre os clubes, aumentar a concorrência, além de oferecer mais opções de transmissão ao torcedor. “Apoiamos a MP 984/2020 e pedimos a sua conversão imediata em lei”, diz um trecho do manifesto.

Hoje, a lei determina que o direito de arena pertence aos dois clubes envolvidos na partida. Caso haja indefinição de mando de campo, a MP prevê que a transmissão depende da anuência dos dois clubes.

Leia o documento na íntegra

Por que os Clubes apoiam a MP 984 e a criação da Lei de Democratização das Transmissões de Futebol

1- Porque o torcedor é diretamente beneficiado. A MP acaba com os "apagões", isto é, os jogos sem nenhuma transmissão, que ocorriam quando um canal tem o direito de um time e outro canal tinha o direito do outro. A situação anterior impedia, por exemplo, que mais da metade dos jogos do Campeonato Brasileiro fossem exibidos na TV fechada. Com mais partidas sendo exibidas, teremos um futebol mais democrático, mais acessível e mais barato.

2- Porque ela empodera os clubes a negociar seus direitos e incentiva a união entre as equipes. Esse formato prevalece nos principais mercados de futebol do mundo. O Brasil está pronto para esse passo libertador, que certamente será o ponto de partida para outros aprimoramentos. Com a MP, quanto mais os clubes estiverem unidos, mais vão ganhar.

3- Porque a concorrência vai aumentar. O modelo que vigorava no Brasil gerou concentração do futebol nas mãos de poucos investidores. Consequentemente, não alcançou todo o seu potencial e ainda gerou distorções no seu modelo de distribuição. A MP viabiliza a entrada de novos investidores no mercado, sem afastar os atuais, aumentando a disputa. E isso é bom para os clubes e melhor ainda para o torcedor.

4- Porque devemos seguir o exemplo de quem fez e deu certo. A legislação anterior tinha mais de 50 anos e não refletia uma forma moderna de negociação dos direitos esportivos. A ampliação de investimentos gera aumento de receitas para os clubes, viabilizando a manutenção dos nossos craques por mais tempo no país, além do investimento em estrelas internacionais.

Em resumo: os torcedores ganham com o fim dos apagões de jogos, com mais craques em campo e com um melhor espetáculo no Brasil. Os clubes ganham com mais liberdade e receitas. E o país ganha com os clubes mais sólidos financeiramente, maior geração de empregos e crescimento de impostos pagos aos governos. Por todas estas razões, APOIAMOS a MP 984/2020 e pedimos a sua CONVERSÃO imediata em Lei!


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!