Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PUNIDOS!

Clubes da Alemanha são punidos por saudação militar de jogadores

Isso se deve porque seus jogadores "bateram continência" em uma comemoração, o que não foi bem visto

Marcello Sapio Publicado em 16/10/2019, às 16h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores comemoram com saudação de exército - Getty Images
Jogadores comemoram com saudação de exército - Getty Images

Os jogos da Turquia pela Eliminatória para a Eurocopa de 2020 causaram polêmica!

Os jogadores turcos comemoraram seus gols "batendo continência", um movimento que faz alusão ao exército. Por conta disso, os clubes deverão comparecer a uma comissão de disciplina e podem receber punições.

Tudo isso por conta de um conflito ideológico que é travado entre turcos e curdos, bem presente na Síria.

Na Alemanha, vivem cerca de 1 milhão de pessoas de origem curda e mais de dosi milhões de origem turca, o que poderia acarretar em ataques de origem ideológica.

A parte que liga a comemoração ao conflito entre as etnias é que, quando os jogadores saudaram o exército, mostraram apoio às ofensivas contra os curdos no país africano.

Por conta disso, os clubes que são donos dos jogadres podem receber punições, que ainda não foram divulgadas.

A UEFA, órgão que rege o futebol europeu, também abriu um processo disciplinar contra a Turquia por "manifestação política", o que é proibido pela FIFA.

Um caso que ficou famoso por comemoração de viés político foi a do atacante Shakiri, atualmente no Liverpool, durante a Copa do Mundo na Rússia, em 2018.

Ele comemorou um de seus gols fazendo o símbolo de um pássaro com as mãos, representando a ave que estampa a bandeira da Albânia, país no qual tem ascendência e passa por conflitos étnicos.