Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SÓ JOGAÇO!

Cinco viradas históricas na fase de mata-mata da Libertadores

Relembre cinco vezes em que os times perderam o jogo de ida, mas conseguiram a classificação heroicamente na partida de volta

Lucas Cesare Publicado em 22/07/2021, às 19h35 - Atualizado às 19h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Viradas históricas na fase de mata-mata da Libertadores - Getty Images
Viradas históricas na fase de mata-mata da Libertadores - Getty Images

A maior competição entre clubes da América Latina segue a todo vapor rumo às quartas de final e o SportBuzz preparou uma lista com cinco viradas incríveis que aconteceram durante a fase de mata-mata da Libertadores da América nos últimos 10 anos. Confira:

Grêmio x River Plate - 2018

O Grêmio havia vencido o River Plate, por 1 a 0, no Monumental de Núñez, pelo jogo de ida das semifinais da Libertadores de 2018 e na volta repetia o placar, em casa, com gol de Leonardo Gomes, até os 36 minutos do segundo tempo, quando Pitty Martínez cobrou falta na cabeça de Borré, que foi às redes, acendendo uma chama de esperança em seu torcedor.

O River precisava marcar mais um gol com menos de 10 minutos para acabar o jogo e passaria pelo critério de gols fora de casa. Até que, aos 41, o VAR flagrou um toque de mão do zagueiro Bressan dentro da área e marcou a penalidade. Após uma longa interrupção, Pitty Martínez converteu a cobrança aos 49 minutos do segundo tempo, levando a equipe argentina à final da Libertadores daquele ano.

Crédito: Getty Images

Lanús x River Plate – 2017

No ano anterior, em 2017, o próprio River Plate já havia provado do próprio veneno, quando foi eliminado pelo Lanús, também nas semifinais do torneio continental, após sair vencedor do jogo de ida, por 1 a 0.

Na volta, no La Fortaleza (estádio do Lanús), o River saiu na frente e marcou dois gols logo aos 22 minutos de jogo. Porém, o adversário não se rendeu e conseguiu um feito que parecia impossível. Sand marcou duas vezes para empatar o jogo ainda no primeiro tempo. Depois, Acosta marcou o terceiro e Alejandro Silva marcou o gol que garantiu o Lanús em sua primeira final de Libertadores.

Crédito: Getty Images

Atlético-MG x Newell's Old Boys - 2013

O Atlético-MG, em 2013, fez uma das campanhas mais emocionantes da história da Libertadores. A trajetória contou com gol decisivo nos últimos minutos, pênalti defendido por Victor com o pé, e claro, uma virada heroica nas semifinais.

O Galo havia perdido no jogo de ida para o Newell’s Old Boys por 2 a 0, na Argentina. Na volta, Bernard e Guilherme fizeram os gols da vitória atleticana que levou a decisão para os pênaltis, onde venceram por 3 a 2, com Victor defendendo a última cobrança de Maxi Rodríguez e se consagrando novamente como herói da classificação.

Universidad de Chile x Deportivo de Quito - 2012

Já nas oitavas de final da Libertadores de 2012, a Universidad de Chile conseguiu reverter um placar impressionante (e inesperado). O time chileno era o grande favorito naquela ocasião, mas acabou enfrentado dificuldades com a assustadora altitude de Quito, no Equador, e acabou saindo derrotada no jogo de ida, por 4 a 1, pelo Deportivo de Quito.

No entanto, na partida de volta, em casa, a Universidad de Chile, comandada por Jorge Sampaoli, fez jus ao favoritismo e aplicou um 6 a 0 no adversário, conseguindo comprovar sua superioridade e garantindo a classificação para as quartas.

Libertad x Fluminense - 2011

Assim como o Grêmio, outro clube brasileiro já foi vítima de uma virada espetacular na disputa da Libertadores da América. O Fluminense de 2011, campeão brasileiro do ano anterior, venceu com folga os paraguaios do Libertad no jogo de ida das oitavas de final, por 3 a 1.

Entretanto, no duelo da volta, em Assunção, o Tricolor foi surpreendido pelo adversário, e foi derrotado por 3 a 0, com gols de Rojas, Samudio e Nuñez. O Libertad venceu por 4 a 3 no placar agregado e ficou com a vaga para a próxima fase.