Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / POLÊMICA!

CBF responde críticas de Autuori depois de treinador acusar a entidade de omissa: "Não podemos interferir"

Treinador do Botafogo questionou a decisão diante da pandemia de coronavírus

Izabella Macedo Publicado em 18/03/2020, às 16h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
CBF responde críticas de Paulo Autuori - Divulgação CBF
CBF responde críticas de Paulo Autuori - Divulgação CBF

Na manhã desta quarta-feira, 18, o treinador do Botafogo, Paulo Autuori causou uma certa polêmica ao criticar a decisão da CBF em manter algumas competições estaduais e deixar a decisão final nas mãos das federações de cada Estado.

"Como sempre, a CBF se omite e/ou fica em cima do muro nas decisões, as quais cabem, exclusivamente, a ela tomar em relação a todo o futebol brasileiro", afirmou Autuori.

A entidade máxima do futebol brasileiro respondeu a declaração do técnico Alvinegro e explicou que a legislação da esse tipo de autonomia às federações.

"O artigo 217 da Constituição Federal confere autonomia às entidades esportivas quanto à sua organização e funcionamento, de modo que a CBF não pode interferir na organização das competições estaduais", escreveu em nota.

O Campeonato Paulista e o Carioca, por exemplo, foram paralisados, no entanto, ainda existem competições estaduais que acontecerão com os portões fechados como é o caso do Campeonato Goiano e do Paraibano, por exemplo.

Confira a nota oficial da CBF na íntegra:

"Acerca das infelizes declarações do técnico do Botafogo, Paulo Autuori, a CBF esclarece:

1 - A CBF agiu prontamente, em sintonia com as recomendações do Ministério da Saúde do Brasil, indicando, na sexta-feira, portões fechados em jogos a serem realizados nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, medida prontamente atendida.

2 - No fim de semana, avaliando novos fatos e as previsões em relação à expansão do coronavírus, suspendeu todas as competições de âmbito nacional em andamento.

3 - Quanto aos campeonatos estaduais, o artigo 217 da Constituição Federal confere autonomia às entidades esportivas quanto à sua organização e funcionamento, de modo que a CBF não pode interferir na organização das competições estaduais.

4 - O Estatuto do Torcedor também atribui às entidades organizadoras das competições uma série de obrigações. As competições estaduais são organizadas por cada uma das federações, sendo estas as responsáveis pela competição do ponto de vista legal. Deste modo cabe exclusivamente às federações a definição acerca do destino da competição".


Itens que todo fanático pela Seleção Brasileira vai amar ter

Clique nos links abaixo para comprar os produtos:

1. Álbum de Figurinhas Seleção Brasileira Rússia 2018. A Maior Campeã de Todos os Tempos (+ 10 Envelopes) 

2. Copo Chuteira 370 Ml Jogador Cbf Globimport Transparente 

3. Camiseta Nike Brasil Torcedor Réplica 18/19 

4. A camisa amarela da seleção brasileira

5. Chinelo Slim Brasil, Havaianas, Feminino 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.